Se acredita que fazer lives no Instagram apenas faz sentido quando feito por famosos e celebridades, então precisa de rever esse seu conceito.

Isto porque as lives se tornaram grandes estratégias de marketing digital. Quando bem feitas, certamente, atrairão mais engagement, reconhecimento e, claro, aumento nas vendas.

Por este motivo, apresentamos-lhe dicas sobre como fazer lives no Instagram, para que possa usufruir dessa ferramenta de forma mais efetiva para o marketing do seu produto. Acompanhe-nos!

Lives no Instagram: Conheça as vantagens da sua utilização como estratégia de marketing

A live é um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo, disponível desde 2016 para o público daquela rede social.

Muitos têm descoberto as vantagens de fazer essas lives, já que se trata de uma forma de se aproximar do seu público. Mas não só! Também é um ótimo meio de divulgação, seja de produtos, de serviços e até de conhecimentos.

Além disso, esta ferramenta proporciona ainda mais engagement por ter, automaticamente, prioridade no Instagram Stories.

Isto quer dizer que os seguidores recebem uma notificação assim que se inicia a transmissão, o que ajuda a aumentar a audiência e a gerar uma maior conexão.

Veja agora algumas vantagens de fazer lives no Instagram.

Gerar leads

Conforme mencionámos, ao fazer uma transmissão ao vivo, o Instagram notifica todos os seus seguidores sobre a sua live.

Isto causa o que chamamos de “impulsos de gatilhos mentais de urgência e exclusividade”, o que vai fazer com que muitos seguidores entrem e acompanhem a transmissão.

Por este motivo, é preciso aproveitar o momento da live para fazer um call to action e captar futuros clientes. Uma forma de fazê-lo é pedindo o e-mail de quem está a assistir, por exemplo.

Se compartilha conteúdos de qualidade, pode ter a certeza de que os seguidores vão fornecer os seus endereços eletrónicos sem pensar duas vezes.

Maior interação com os seguidores

Compartilhar uma transmissão ao vivo deixa-o mais próximo dos seus seguidores, que podem interagir consigo em tempo real através dos comentários na live.

Segundo pesquisas, uma live é capaz de gerar em média 10 vezes mais interação quando comparada com outros conteúdos.

Por isso, é importante usufruir ao máximo deste recurso. Forneça conteúdos exclusivos, criando oportunidades para se aproximar da audiência que demonstra interesse e transformar a mesma em Leads.

Possui baixo custo

Há alguns anos, fazer uma transmissão em direto, além de custar dinheiro, era impossível para muita gente. Além de uma série de equipamentos de última geração, quem queria fazer uma transmissão ao vivo e apresentar o seu produto dependia de um canal de televisão.

Porém, os live streamings mudaram este cenário. Hoje, apenas precisa de um smartphone e de uma boa conexão à internet para que a transmissão aconteça.

Conhecendo estas vantagens, fique a par das 5 dicas para produzir uma live no Instagram que vão atrair a atenção de muitos seguidores.

Produza lives no Instagram seguindo estas 5 dicas

1 – Planeamento

Não basta iniciar a aplicação e falar o que lhe vier à cabeça. É necessário planeamento, para que a sua transmissão tenha um bom conteúdo.

Para isso pode pensar na sua live em etapas, por exemplo. Ao começar, enquanto os seguidores entram no direto, pode aproveitar para se apresentar e ao seu negócio, que será discutido durante a transmissão.

Tenha um plano bem elaborado, com os temas mais importantes que vai abordar. É essencial que conheça muito bem o que está a apresentar, até porque alguns seguidores podem fazer perguntar durante a live.

2 – Cenário, iluminação, som e vídeo

Para fazer uma live é preciso que a transmissão tenha qualidade, não somente de conteúdo mas também em relação aos aspectos técnicos.

Não precisa de se preocupar em fazer uma grande produção, mas sim de ter um cenário organizado, com boa iluminação e qualidade de som e vídeo. Isto passará ainda mais profissionalismo e credibilidade aos seus seguidores.

3 – Divulgação

Apesar de o Instagram notificar os seguidores quando a live tem início, tal não é suficiente para uma boa divulgação.

É preciso notificar com antecedência os seguidores, marcando data e hora de forma clara, para que possam assistir à transmissão.

Pode fazer essa divulgação através dos instastories, com pelo menos dois dias de antecedência e uma contagem decrescente de tempo. Envie também uma newsletter para os seus contatos, para que tomem conhecimento da transmissão.

4 – Lives com convidados

Se conhece alguém que está por dentro do assunto que vai ser abordado durante a live, então é uma boa ideia convidá-lo para participar e assim criar um debate mais interativo.

Ter um convidado numa transmissão em direto pode agregar ainda mais valor ao seu conteúdo.

5 – Interação com os seguidores

Para melhorar ainda mais a relação com os seus seguidores, é ideal que você seja interativo durante a live.

Responda às perguntas que vão sendo colocadas durante a transmissão ou, antes de fazer a live, faça uma enquete com o que os seguidores gostariam de saber.

Dar essa atenção e possibilidade de interação ao seu público é fundamental para que este continue a assistir às suas lives, criando ainda mais engagement.

Agora que já conhece estas 5 dicas fundamentais para fazer uma live no Instagram, faça o seu planeamento e inclua esta ferramenta na sua estratégia de marketing e divulgação.