Quer aprender como aumentar as vendas no Instagram? O Instagram tornou-se uma rede social indispensável nos dias de hoje. Por ter um maior apelo visual, com foco em fotos e vídeos, desperta facilmente a nossa atenção e curiosidade.

Atualmente, conta com mais de 2 biliões de perfis ativos por todo o mundo, e esse número só tende a crescer. Isso faz do Instagram um local propício para qualquer negócio prosperar.

Se este é seu objetivo pode ver de seguida 6 estratégias para otimizar o seu perfil e impulsionar as vendas!

Vendas no Instagram: 6 dicas para impulsionar as suas

Muitos empreendedores podem achar fácil criar um perfil nas redes sociais e anunciar os seus produtos. Não estão errados! No entanto, muitos esperam por grandes resultados sem uma estratégia definida. Infelizmente não é assim que as coisas funcionam.

Para conseguir desenvolver um negócio através do Instagram e ter sucesso nas vendas, é necessário ter estratégias e um bom planeamento.

Para o ajudar a dar o primeiro passo deixamos-lhe 6 dicas que serão imprescindíveis para o bom desempenho do seu negócio.

1 – Tenha um perfil completo

Ao criar um perfil na rede social, deve preenchê-lo com todas as informações do seu negócio, dando assim a conhecer a sua marca. Deixe claro qual é a sua área de negócio e qual a sua proposta de valor/diferenciação.

Use uma fotografia de perfil que possibilite a identificação da marca e preencha corretamente a descrição.

Se tiver um espaço físico, não deixe de mencionar a sua localização. Mesmo quando os negócios são desenvolvidos online, os clientes gostam de saber a localização dos fornecedores. Acrescente também as formas de pagamento, entrega e contacto.

Essas são informações imprescindíveis para que a sua estratégia de vendas no Instagram comece a dar certo. Assim, informa ao seu cliente dos pontos mais importantes do seu negócio.

2 – Use hashtags

Hashtags são palavras-chave precedidas pelo símbolo (#) e eram utilizadas apenas no Twitter. Mas, com o passar do tempo, passaram a ser também bastante utilizadas no Instagram.

Elas servem como marcadores de conteúdo: ao clicarmos numa hashtag, somos direcionados para uma lista de publicações que foram agrupadas.

Entretanto, é importante ter cuidado com a quantidade de hashtags que utiliza para não criar legendas poluídas visualmente. O Instagram permite até 30 hashtags por publicação, porém, é recomendado que utilize 12 (ou no máximo 20).

Outra boa dica é utilizar a barra de pesquisa da própria rede social e procurar por termos relevantes para o seu negócio. Assim, serão sugeridas outras palavras-chave similares e relacionadas à sua pesquisa.

3 – Faça promoções e ofertas exclusivas para seguidores

De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, 41% dos utilizadores do Instagram disseram seguir marcas para ficar a par de sorteios ou ofertas exclusivas.

Portanto, dependendo da sua área de negócio, essa é uma ótima estratégia para conquistar seguidores e aumentar as vendas.

No entanto, do nosso ponto de vista, utilizar esta estratégia de forma frequente vai promover algo que designamos por: métricas de vaidade. Ou seja, o número de seguidores na rede social vai aumentar, mas isso não se irá traduzir em vendas.

Assim sendo, é preciso que o faça com cautela e de forma pontual.

4 – Escolha os melhores dias e horários para as publicações

É muito importante saber quais são os melhores dias e horários para publicar no Instagram. Tenha em consideração as estatísticas da própria aplicação que identifica os horários em que os seus seguidores estão online.

O melhor horário para fazer publicações nesta rede social varia entre as 8h e as 10h da manhã. No entanto, dependendo da sua área de atividade, pode haver horários mais interessantes. O nosso conselho é que analise as estatísticas da sua página.

No entanto, nada melhor que fazer testes. Experimente e veja o que funciona melhor no seu caso. Aquilo que tiver resultados, é o que terá de repetir.

5 – Interação com os seguidores

Uma das práticas mais importantes para conquistar seguidores e fidelizar clientes é interagir com eles. Além de mostrar que está ativo e disposto a conhecê-los, transmite confiança, criando um relacionamento mais próximo com o seu público.

Por isso, responda a comentários, dúvidas e mensagens privadas. Acredite que se alguém tirou um pouco do seu dia para interagir consigo, essa pessoa espera retorno. Estamos numa altura em que o relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes de uma estratégia de comunicação.

6 – Invista no Instagram Shopping

O Instagram Shopping, lançado em 2018, é uma ferramenta de excelência em termos de conversão. Esta permite que perfis empresariais adicionem etiquetas nas fotos do feed.

Essas tags possuem o preço do produto e o link que redireciona o consumidor para a página de checkout da loja.

Agilidade é a palavra de ordem em qualquer recurso de compras! E, vender com poucos cliques é uma realidade nesta rede social.

Para ativar o Instagram Shopping, é necessário ter uma conta comercial e associá-la a um catálogo de produtos do Facebook (através do Gestor de Negócios).

Aumentar as vendas no Instagram vai ajudar a alcançar o sucesso e aumentar a sua faturação. Aproveite as nossas dicas e tire o melhor proveito dessa rede social!