O Instagram é hoje uma das redes sociais mais populares do mundo, contando com mais de 1 bilhão de utilizadores ativos. Para quem trabalha com vendas, esse número pode significar o sucesso dos negócios, já que é possível criar loja no Instagram de forma simples.

E, o melhor é que esta rede social é uma forma altamente eficaz de promover uma marca (além claro está do investimento em marketing de conteúdos).

Há relativamente pouco tempo, a plataforma lançou mais uma funcionalidade chamada Instagram Shopping. Basicamente esta faz uma conexão entre uma conta na rede social e uma página de e-commerce.

Se deseja aumentar as suas vendas, e aproveitar ao máximo as ferramentas virtuais para promoção da sua marca, continue a ler.

Loja no Instagram – veja a seguir o passo a passo

Quem trabalha com e-commerce sabe que é preciso estar por dentro de todas as novidades e recursos virtuais que auxiliem na divulgação de uma marca, e é claro, que aumentem as vendas.

E, uma loja no Instagram é certamente uma dessas ferramentas que vai auxiliar, e muito, neste processo.

Por que abrir uma loja no Instagram?

Se a quantidade de utilizadores ativos não foi motivo suficiente para o convencer a abrir uma loja no Instagram, chegou a hora de entender melhor como essa plataforma pode auxiliar no sucesso das suas vendas.

Sabemos que o Instagram é uma rede social que trabalha essencialmente com fotos, imagens e vídeos. Portanto é exatamente isso que terá a seu favor.

Pense na loja do Instagram como um catálogo ou uma vitrine. Aqui os seus produtos estarão expostos para que os potenciais clientes conheçam melhor a sua marca. Em última instância irá realizar mais conversões.

Mas não é só isso, já que o recurso Instagram Shopping possibilita que os utilizadores visualizem os produtos ao detalhe. Além disso, têm também um link direto para a loja virtual onde será finalizada a compra.

Saber explorar essa plataforma traz resultados positivos para qualquer e-commerce. Já que chama a atenção de novos públicos online, dá maior visibilidade à marca, e aumenta a conversão.

Perceba agora o passo a passo de como criar uma loja no Instagram.

1 – Requisitos necessários para o perfil comercial

Antes de criar a sua loja no Instagram, é importante verificar se preenche todos os requisitos necessários para tanto. Os mesmos são:

  • A conta do Instagram deverá ser um perfil comercial
  • É necessário ter um e-commerce, já que a plataforma não processa compras e apenas direciona os visitantes para o site em que os produtos são comercializados
  • Os produtos vendidos devem ser físicos, e estar enquadrados nas políticas e diretrizes comerciais do Instagram
  • O perfil comercial deverá estar vinculado a um catálogo do Facebook, que pode ser criado na opção Gestor de Negócios ou na página da empresa no Facebook

2 – Vincular com a página do Facebook

Atendidos todos os requisitos mencionados anteriormente, é hora de vincular o seu perfil comercial com a página do Facebook.

A conexão com a plataforma Facebook é indispensável, pois é a partir daqui que as informações e dados dos produtos serão importados para o Instagram.

3 – Associar a conta do Instagram ao um catálogo do Facebook

Este é o passo mais importante e também mais complexo de todo o processo. Mas não se preocupe que não é um bicho de sete cabeças! Basta que siga estes passos:

  • Aceder a página do Facebook e clicar em “Criar Catálogo”
  • Escolher a categoria de produto que irá vender na plataforma e clicar em “Avançar”
  • Selecionar a opção “Carregar informações de produto”, e definir o nome do seu catálogo e clicar no botão “Criar”
  • Neste ponto vai receber um texto de “Catálogo criado”. Para editá-lo, basta clicar em “Visualizar catálogo”
  • Na plataforma do Facebook, há dois tipos de catálogo: Anúncios dinâmicos (alcance de pessoas potencialmente interessadas) e Anúncios para gerar tráfego (aumento de visitas no site ou app), escolher um dos dois catálogos e clicar em “Adicionar produtos”
  • Carregar uma foto e acrescentar o nome, descrição, site e preço do produto

4 – Registar a sua conta no Instagram 

Seguidos todos estes passos, é hora de registar o seu perfil no recurso Instagram Shopping. Basta aceder às configurações do perfil, selecionar “Empresas” e por fim “Instagram Shopping” ou “Compras no Instagram”.

Após se certificar que todas as informações estão corretas, deverá enviar o perfil para ser analisado pelo Instagram. Saiba desde já que pode levar alguns dias para que o processo seja concluído.

5 – Divulgue os seus produtos 

Com a aprovação do seu perfil, é hora de começar a marcar os seus produtos com a descrição e o preço. A partir desse momento os posts vão passar a ter o ícone de compras e link para a loja virtual.

Pode até parecer um tanto ao quanto trabalhoso criar a sua loja no Instagram. Porém certamente vale muito a pena gastar este tempo para investir em mais uma ferramenta que pode garantir o sucesso das suas vendas.

Siga o nosso passo a passo e promova ainda mais o seu e-commerce, e aumente o sucesso do seu negócio!