Todos nós somos, a todo o instante, bombardeados com anúncios publicitários. Seja na televisão, rádio, outdoors ou na internet, temos a certeza que todos os dias vê centenas de anúncios.

Com a massificação da produção, e a infinidade de ofertas de produtos e serviços, acirrou-se ainda mais a concorrência entre as marcas.

E, assim sendo, quem é capaz de produzir um anúncio publicitário eficaz, consequentemente irá obter mais clientes.

E, vamos ser sinceros. Todos nós, em algum momento já fizemos uma compra por impulso devido a um anúncio publicitário. E, a isso, as empresas chamam conversão.

A conversão é assim o resultado de uma combinação de estratégias de marketing (entre as quais se encontra o marketing de conteúdo e o storytelling), que através de anúncios publicitários conseguem captar consumidores.

Saiba que desenvolver anúncios que são capazes de converter não é uma tarefa fácil. Fazê-lo exige conhecimento e técnicas específicas que vão muito além da própria publicidade.

Hoje damos-lhe algumas dicas simples para que a produção de anúncios publicitários deixe de ser um bicho de sete cabeças. Mas primeiro é interessante explorar um pouco mais sobre o que é a conversão.

Anúncios publicitários: O que é a conversão afinal? 

A verdade é que associamos muitas vezes a conversão à compra. E, embora essa ação por parte do cliente seja efetivamente uma conversão, a é muito mais abrangente.

Por norma os anúncios publicitários são desenvolvidos para apelar à compra. Assim, falamos de anúncios que convertem sempre que um potencial cliente é impactado por um anúncio e de seguida compra o produto ou serviço.

Mas, tal como dissemos não é somente quando o cliente compra, de facto, um produto ou serviço que a conversão é concretizada. Perceba agora as duas formas de conversão no marketing.

1 – Conversão direta 

A conversão direta ocorre quando o consumidor realiza uma ação voltada para a compra. Entrar em contato com o setor de vendas ou adquirir o produto ou serviço são dois bons exemplos de conversão direta.

Quando se trata de marketing digital, a conversão direta também ocorre através da partilha de materiais da empresa. Isso porque por consequência agrega valor à marca.

2 – Conversão indireta 

A conversão indireta ocorre quando o prospect (potencial cliente) fornece os seus dados em troca de produtos ou serviços gratuitos. Por norma, os dados recolhidos são:

  • Nome
  • Email
  • Contacto

A partir daí é possível aplicar estratégias para que essa pessoa crie um bom relacionamento com a marca. Só assim poderá no futuro tornar-se um cliente.

Apesar deste tipo de conversão não gerar resultados imediatos para o negócio, é uma ótima maneira para se trabalhar a fidelização e melhorar o relacionamento.

Como desenvolver anúncios publicitários que convertem 

Agora que já percebe melhor o que é a conversão, vamos dar-lhe algumas dicas para elaborar anúncios publicitários capazes de converter (direta ou indiretamente).

Basicamente, deve ter em mente que um plano de marketing sustenta-se em 3 pilares: público alvo, comunicação e resultados.

O primeiro passo é definir qual o público alvo para o qual o seu produto ou serviço é direcionado. É crucial compreender as necessidades e o perfil desse público para que se possam criar anúncios publicitários efetivos.

Sabendo qual o público alvo, é hora de determinar os meios aos quais irá vincular os seus anúncios. Aqui é importante diversificar. Dependendo do seu budget e objetivo existem diversos canais que pode utilizar:

  • Facebook Ads
  • Google Ads
  • Instagram Ads
  • Publicidade impressa
  • Publicidade de rua
  • Rádio
  • TV
  • Influenciadores digitais

É verdade que na era digital, estamos quase todos conectados nas redes. Porém deve considerar que ainda existem pessoas que não interagem virtualmente. E, dependendo do negócio estes também são clientes em potencial que podem ser convertidos.

Quanto mais variado for o seu plano de marketing, maior será o seu sucesso na conversão.

Por fim, vamos falar dos resultados. Não adianta esforçar-se e aplicar diversas estratégias de marketing se não analisar os seus resultados.

Pode por exemplo fazer uma pesquisa com consumidores, para saber através de que meio ficaram a conhecer a marca. Assim, é possível determinar quais as estratégias que geram os melhores resultados, e aperfeiçoar os seus anúncios publicitários.

Como vê, o segredo para desenvolver anúncios que convertem está no estudo e paciência. Com o tempo será capaz de criar anúncios publicitários com grandes taxas de conversão, garantindo assim o sucesso do negócio.

Se precisar de alguma ajuda, não hesite em contactar que teremos todo o gosto em ajudar.