Se é uma daquelas pessoas que estão sempre a inventar e à procura de inovações, certamente já deve ter pensado em criar um produto digital de raiz.

Essa tarefa pode parecer complicada inicialmente, mas seguindo alguns passos e dicas é possível elaborar um projeto que poderá ser sinónimo de sucesso e independência financeira na sua vida.

Continue a acompanhar este artigo e fique a saber o que precisa de fazer para criar um produto digital e começar a ganhar dinheiro com ele!

Produto digital: Quais são os primeiros passos para criar o seu?

Primeiramente, é importante esclarecer o que é um produto digital, também chamado de “infoproduto”.

Podemos definir o produto digital como aquele que é desenvolvido e distribuído pela internet, como por exemplo os e-books, os cursos em vídeoaulas, os audiobooks, entre outros.

Esta modalidade de produto é pensada e elaborada para ajudar o comprador a resolver um problema, tirar dúvidas ou adquirir novos conhecimentos. As suas principais vantagens são:

Baixo custo de produção – Em geral, não é preciso investir muito dinheiro para criar um produto digital. No caso dos e-books, por exemplo, o custo de produção é praticamente zero, além de não haver despesas com stock e envio.

Automatização das vendas – As plataformas de vendas de produtos digitais automatizam todo o processo de compra e pagamento.

Alta escalabilidade – Depois de criar o seu produto digital, não terá nenhum custo para produzir mais, podendo assim crescer o volume de vendas e lucros sem limites.

Confira agora seis dicas imperdíveis sobre como criar um produto digital de raiz:

  1. Escolha do tema de trabalho

O primeiro passo para descobrir como criar um produto digital é encontrar o tema de trabalho. Para isso, é preciso fazer uma reflexão sobre as oportunidades disponíveis e habilidades desenvolvidas.

Lembre-se que, para ser competitivo, o seu produto digital precisa de ser diferente da concorrência. Portanto, encontre um tema que permita abordagens dinâmicas, conversas fluidas e um formato leve e diferente do convencional.

  1. Defina a sua persona

Defina bem para quem o seu produto se destina, com base em parâmetros como sexo, idade, padrão económico e estilo de vida.

Também é preciso conhecer detalhes sobre os hábitos e costumes dos potenciais compradores do produto digital.

Utilizar as redes sociais, para entender as necessidades e anseios de quem ainda não tomou a decisão de compra, pode ser uma boa forma de entender melhor o que a sua persona espera do produto.

Isso vai ajudar a desenvolver uma comunicação mais eficiente, o que por sua vez leva a taxas de venda mais altas.

  1. Defina o formato

Escolha o formato do seu infoproduto, considerando o que funciona melhor para transmitir o conteúdo em questão e também os recursos dos quais você dispõe.

Lembre-se de que também pode combinar diferentes formatos num único produto, como por exemplo, utilizar o formato em vídeo e e-book ao mesmo tempo.

Esta é uma boa estratégia, uma vez que disponibiliza opções diversificadas ao seu consumidor.

  1. Criar o material

Após os passos anteriores é o momento de, efetivamente, dar início à criação do seu produto digital.

Uma vez que está tudo pronto, veja o que pode ser melhorado antes do lançamento.

  1. Defina o preço do produto

A precificação de um produto digital deve ser feita considerando fatores como público-alvo, custos de produção e comercialização. Deve incluir ainda as comissões pagas aos afiliados, o valor agregado e os preços dos concorrentes.

  1. Invista num bom marketing e página de vendas

Um bom infoproduto só tem o seu ciclo de criação finalizado quando o plano de marketing de vendas também é colocado em ação.

Utilize as redes sociais e todos os meios de comunicação possíveis para criar estratégias de marketing e assim dar destaque ao seu produto.

Contar com uma boa página de vendas, que apresente bom desempenho e seja intuitiva, também é fundamental para atrair e fidelizar mais clientes.

Essa modalidade de comércio está em destaque nos dias de hoje. Mas para se enveredar por estes caminhos é preciso entender como criar um produto digital e como divulgá-lo a potenciais clientes.

Com as nossas dicas já tem as informações essenciais para dar o primeiro passo. Coloque-as em prática e conquiste um lugar de sucesso!