O Facebook Chat (ou Messenger) é um dos serviços mais populares do mundo. Mas, é também uma forma muito simples de a sua empresa se conectar com os (potenciais) clientes,

A verdade é que as redes sociais mudaram a forma como as marcas e os consumidores se comunicam. Se pensar bem, provavelmente uma das primeiras coisas que faz de manhã é abrir o Facebook e o email.

Começa a ser algo enraizado na nossa cultura. De acordo com dados do próprio Facebook, mais de 1 bilião de pessoas utilizam esta aplicação mensalmente. Isso acontece devido à sua integração com a maior rede social de todos os tempos.

Além disso, este chat permite uma conexão praticamente instantânea e personalizada com os clientes.

Assim, faz todo o sentido que as PME comecem a utilizar o Facebook chat de forma a falar com potenciais clientes.

Facebook Chat – Porque é que é tão importante a sua integração?

Tal como explicamos anteriormente a comunicação é um processo fluído e ágil. Embora isso seja um aspeto positivo, leva também a que o consumidor esteja cada vez menos interessado em esperar.

Assim, o chat integrado com o Facebook é um dos canais mais rápidos e viáveis para que contactem a sua empresa. Isto é válido para tirar dúvidas, dar sugestões ou simplesmente pedir uma informação.

A especial importância da sua integração passa essencialmente pela conexão constante do consumidor. Assim, torna-se muito mais simples e prático enviar uma mensagem pelo chat, do que enviar um email.

Como vê, qualquer negócio pode beneficiar deste sistema de conversação automático com o cliente.

De seguida damos-lhe algumas dicas de como aproveitar o sistema do Messenger. Acredite que é um enorme potencializador do seu relacionamento com o cliente.

7 dicas para se tornar um expert na utilização do chat no Facebook

Para a grande maioria das empresas, o Facebook é uma forma de alcançar os seus clientes de forma simples. Contudo, esta rede social tem muito para lhe oferecer (mesmo com a alteração do algoritmo).

De seguida damos 7 dicas simples que vão dar-lhe uma nova visão sobre o chat do Facebook. Torne-se um expert com as mesmas.

1 – Vai ter mesmo de desenvolver um plano

Tal como qualquer ação de marketing digital do seu negócio, é importante que a mesma esteja alinhada com o seu plano estratégico. Ou seja, é preciso ter em mente a “voz” que irá utilizar e qual a abordagem que vai ter.

Lembre-se que esta aplicação é sem dúvida uma ótima ferramenta de comunicação e venda. Porém tem de ser utilizada com moderação e para o envio de informações importantes e relevantes.

Além disso, todos os contactos só devem ser feitos depois de o cliente o solicitar. Resumidamente, nada de enviar mensagens promocionais a potenciais clientes que não demonstraram interesse no seu negócio.

2 – Dê um toque pessoal ao que escrever

Contrariamente ao que possa pensar, deve construir um relacionamento com o cliente! E o mesmo deve ser tal e qual como faria com os seus amigos ou familiares.

Lembre-se que o Facebook chat vai permitir-lhe partilhar informações de forma privada, mas com toda a comodidade que o cliente deseja.

Por isso, se quer efetivamente ter sucesso, dê-se a conhecer e crie uma conexão pessoal. Vai ver que os resultados vão aparecer.

3 – Use as respostas automáticas

A sua empresa recebe várias mensagens a pedir a mesma informação? Se isso acontece, pode ser interessante criar uma resposta automática. A mesma vai garantir que o seu potencial cliente recebe uma resposta à sua dúvida de uma forma muito mais célere.

Mas é importante que estas mensagens sejam enviadas desta forma apenas em alguns períodos. Por exemplo quando a empresa está encerrada ou em horário de pausa (como hora de almoço).

Sempre que estiver em horário de funcionamento, deve responder ao cliente de forma personalizada. Acredite que só dessa forma irá construir um bom relacionamento.

4 – Incentive os clientes a envolverem-se

É muito mais simples cativar e fidelizar um cliente através do Facebook chat se for o mesmo a tomar a iniciativa de contacto.

Assim sendo, incentive os clientes a envolverem-se. Pode ser através do pedido de orçamentos, pedido de informações adicionais, participação em giveaways…

Enfim, através do que for mais relevante para o seu negócio.

5 – Não dependa exclusivamente desta aplicação

Todos sabemos que a maior parte das pessoas acede pelo menos uma vez por dia ao Facebook. Contudo, se o seu negócio depender exclusivamente de um canal de comunicação, o que faria se de hoje para amanhã deixasse de haver Facebook?

Muitos empresários não pensam neste pressuposto quando optam por comunicar apenas através do Facebook.

Além disso, confiar apenas no chat do Facebook limita os potenciais destinatários das suas comunicações.

Para ter sucesso é importante ter diversos canais de contacto que possam ser facilmente utilizados.

6 – Não use o Messenger para vendas exaustivas

Este é um dos pontos fulcrais para qualquer Social Media.

Já percebeu que a natureza instantânea desta aplicação a torna um ótimo canal de atendimento e venda. Contudo, é importante que não o use de forma abusiva para vendas (agressivas).

E o que é que queremos dizer com isto? Basicamente fale com os clientes quando eles entrarem em contacto.

Mas, não tome a iniciativa de enviar informações que não foram solicitadas por alguém que nunca interagiu de forma ativa com o seu negócio.

Acredite que isso é um erro que pode colocar em causa a reputação do seu negócio.

7 – Tenha o sistema de mensagens ativo

Depois de ter criado um plano para utilizar esta ferramenta de forma coerente, certifique-se que tem o Facebook Chat ativo.

Além disso, garanta que qualquer pessoa pode contactar o seu negócio com o máximo de facilidade. Acredite que a conveniência e a facilidade são fatores essenciais para o cliente.

Dicas simples para gerir as mensagens “like a boss”

Já percebeu que o chat do Facebook Business é de extrema importância. Assim, de forma a garantir que tira o melhor proveito do mesmo, deixamos-lhe apenas mais umas dicas rápidas de gestão.

Siga-as e temos a certeza que vai ser bem-sucedido.

  • Só ative as mensagens quando estiver pronto para responder
  • Defina uma mensagem instantânea que vai ajudar a gerir a expectativa do cliente antes de lhe conseguir responder
  • Envie a mensagem certa a cada cliente (ou seja, analise cada cliente antes de fornecer uma resposta)
  • Defina uma mensagem de boas-vindas (são mensagens personalizadas e que apenas são enviadas na primeira vez que alguém contacta através do chat do Facebook)
  • Tenha respostas padrão guardadas (se responde a algo muitas vezes, as respostas guardadas vão poupar-lhe tempo)

Agora que já sabe como utilizar o Facebook chat para se conectar com os seus clientes, utilize esta app para melhorar o relacionamento com os mesmos.

Acredite que existe um enorme potencial no mesmo.

Contudo, se tem dificuldades em tratar as redes sociais por “TU” nada melhor que contactar-nos! Gerimos as redes sociais como se de um velho amigo se tratasse.