Quem procura impulsionar um projeto ou um negócio no meio digital certamente está a utilizar ferramentas de marketing digital. E, cada uma deve ser utilizada de forma a alcançar e atingir um objetivo específico.

Muitas vezes, por desconhecimento ou outro motivo, empreendedores limitam-se a utilizar ferramentas mais comuns e conhecidas. Estamos a falar de redes sociais como o Instagram e Facebook, mas também de softwares como o Google Ads ou o Canva.

Entretanto, no mundo do marketing digital existe uma infinidade de ferramentas que vão muito além das que conhece. E, muitas delas são realmente interessantes para a organização das estratégias de marketing, nomeadamente em termos de marketing de conteúdo e publicidade.

Assim, hoje falamos de 7 ferramentas de marketing digital que a maior parte das pessoas não utiliza. Porém podem melhorar, e muito, o seu plano de marketing.

Ferramentas de marketing digital: Conheça 7 pouco utilizadas, mas muito eficazes

Quando falamos de marketing digital a primeira coisa que vem a mente são as redes sociais ou o marketing de conteúdo.

Entretanto, este universo abrange muito mais ferramentas do que os já conhecidos Instagram e Facebook. E, apesar de não serem muito utilizadas podem melhorar e muito uma estratégia de marketing digital.

Veja agora 7 destas ferramentas e como elas o podem ajudar no plano de marketing.

1 – Moat

O Moat é uma ferramenta de marketing digital gratuita com o objetivo de analisar campanhas de anúncios.

Através dela é possível monitorizar os concorrentes de forma a ter acesso a informações sobre a eficácia e alcance dos seus anúncios.

Utilizar esta ferramenta pode auxiliar a definir melhor a estratégia digital de modo a superar os resultados da concorrência.

2 – KeywordCompetitor

O Keyword Competitor é um software que ajuda a analisar as palavras-chave orgânicas e pagas associadas a um negócio. A par disso permite acompanhar e analisar também anúncios e páginas de destino dos concorrentes.

Possibilita também uma análise da concorrência, além de contar com atualizações de ranking diárias.

Para quem não tem a possibilidade de utilizar ferramentas pagas, esta pode ser uma opção bastante interessante.

3 – Mention 

Falando ainda sobre palavras-chave, uma ótima ferramenta de marketing digital é o Mention.

Através deste recurso é possível monitorizar palavras-chave por toda a internet. Assim é possível descobrir as que mais chamam a atenção do seu público ou as que não apresentam resultados positivos.

Dessa forma, pode-se aprimorar ainda mais a estratégia de marketing, utilizando palavras-chave que irão atrair mais (potenciais) clientes.

4 – Cliktale 

Já pensou conseguir visualizar os pontos por onde o rato do leitor mais passou ou clicou na sua página ou blog?

Através da ferramenta de análise Cliktale é possível ter acesso a estas informações e obter os resultados, que irão maximizar ainda mais o seu conhecimento acerca do comportamento do seu público.

5 – Tinypng 

Ter uma página com uma elevada velocidade de carregamento e que proporcione uma resposta rápida é um fator que influencia a decisão do seu público continuar ou não a navegar pelo seu website.

Para isso é preciso estar atento a aspetos da configuração da página, como o tamanho das imagens. O Tinypng é uma ótima ferramenta para comprimir imagens e garantir a qualidade visual de um site.

6 – Buzzsumo  

Outra ferramenta de marketing digital muito eficaz é o Buzzsumo. A sua finalidade é analisar e identificar os conteúdos que obtiveram melhor performance nas redes sociais sobre determinado assunto.

O seu funcionamento é bastante simples. E, pode encontrar os conteúdos com maior número de partilhas de forma separada para cada rede social.

7 – Hotjar 

O Hotjar permite a monitorização das interações dos consumidores com todos os elementos de uma página web.

Assim, essa ferramenta de marketing possibilita o acesso a informações que o podem ajudar a melhorar as taxas de conversão e os CTA’s.

Estes recursos são joias pouco exploradas, mas que fazem toda diferença como ferramentas de marketing digital. Ao utilizá-las vai melhorar as suas estratégias digitais.

Utilize-as no seu plano de marketing digital e certamente, em pouco tempo, vai obter resultados ainda mais positivos.