Quantas vezes pediu uma review aos seus clientes? A maior parte das empresas não se lembra de fazer este pedido. No entanto, algo que pode demorar 2 ou 3 minutos, pode ajudar e muito o crescimento do seu negócio.

De nada lhe adianta investir em redes sociais e marketing de conteúdo se depois não aproveita as vantagens que o Google Marketing lhe pode oferecer.

Na era digital, a tendência de comunicação dos consumidores com as empresas passa pelas ferramentas e plataformas online. Isso acontece porque as mesmas garantem um feedback de forma célere.

Uma das plataformas que tem ganho maior notoriedade é o Google Review. Trata-se de uma ferramenta da Google que permite qualquer pessoa avaliar uma empresa numa cotação que varia entre 1 a 5 estrelas.

Tenha em conta que qualquer avaliação feita, vai aparecer a potenciais clientes quando procurarem no Google pelo seu negócio.

No entanto, apesar da visibilidade que esta plataforma tem ganho nos últimos anos, são muitas as empresas que ainda não lhe dão a merecida atenção. E, das que a utilizam, a maior parte opta por não responder às avaliações que são deixadas através da mesma.

Hoje vamos explicar-lhe porque é que deve sempre responder às avaliações que os consumidores deixam sobre o seu negócio. Acredite que é uma forma gratuita de impulsionar a sua empresa.

Review: Porque é que deve responder a todas as avaliações de clientes

Tenha em mente que deixar as avaliações que os consumidores fazem online sobre a sua empresa sem qualquer resposta, pode prejudicar seriamente a reputação do seu negócio.

Se utilizar o Google My Business toda a gestão fica extremamente facilitada. Isso porque pode optar por receber um alerta, sempre que alguém deixar uma avaliação do seu negócio.

Mas, tal como dissemos anteriormente, não basta ver quais as avaliações realizadas. É essencial responder a todas.

Tenha ainda em conta que existem dois tipos de avaliações que pode receber:

  • Avaliações positivas
  • Avaliações negativas

Tendo isto em mente, existem duas formas distintas de responder às mesmas. Por isso damos-lhe umas dicas de como pode responder.

1 – Responder a críticas positivas

Vamos ser realistas, responder a uma crítica positiva com um simples “obrigada” não é a melhor forma de o fazer.

Opte por escrever uma resposta o mais detalhada possível, incluindo o nome da pessoa e um agradecimento por ter escolhido os seus produtos ou serviços. Além disso, agradeça também por terem dedicado um pouco do seu tempo a escrever aquela avaliação.

Deve também incluir um reforço positivo e indicar que qualquer outra necessidade que tenha, pode falar diretamente consigo. Desta forma deixa sempre a porta aberta para uma nova compra.

2 – Responder a uma crítica negativa

A verdade é que responder a uma crítica negativa pode ser bem mais complicado do que responder a qualquer avaliação positiva. Além disso, a mesma pode ter mais impacto que 20 avaliações positivas.

Desta forma, é de extrema importância que responda sempre com cautela a este tipo de Review.

Deve responder sempre de forma calma e cortês. Ou seja, não deve nunca responder quando está irritado ou com raiva. Isso porque desta forma só vai piorar a situação e o descontentamento do cliente. Deixe assentar a poeira e responda no dia seguinte.

É também muito importante que não se debata com um cliente insatisfeito nas redes sociais ou em qualquer plataforma pública.

Opte apenas por escrever que lamenta toda a situação e que vai tratar de resolver todos os problemas diretamente. Para isso pode sempre deixar-lhe um email ou contacto direto.

Depois de o motivo que levou ao descontentamento do cliente tiver sido resolvido, pergunte-lhe se ele está disposto a alterar a avaliação que fez, ou pelo menos colocar uma adenda na mesma a indicar que tudo foi resolvido.

Como vê, é importante responder a todas as Review, não só para resolver todos os problemas, como também para alavancar o ranking do seu negócio nos motores de pesquisa.

É uma tarefa bastante simples e rápida e vai melhorar a forma como os seus (potenciais) clientes olham para o seu negócio.