Quem tem um site ou blog com uma estratégia de marketing de conteúdo em vigor há já algum tempo, é natural que sinta a repetição de muitos temas. Isso acaba por fazer com que conteúdos importantes deixem de ter uma boa performance.

É para corrigir este cenário que se adota uma auditoria de conteúdo, que consiste na análise sistemática de posts e páginas de um site.

A sua finalidade é verificar se o conteúdo está de acordo com a atual estratégia do negócio e as mais recentes práticas de SEO, bem como melhorar o desempenho em termos de tráfego, engagement e conversão.

Alguma vez fez auditoria de conteúdo? Se não, então não deixe de ler este artigo e conheça como funciona e qual a importância deste processo para alavancar o seu blog ou site.

Auditoria de conteúdo: Tudo o que precisa de saber

Basicamente, podemos definir uma auditoria de conteúdo como o processo de analisar e avaliar sistematicamente todo o conteúdo de um site ou blog.

O objetivo final é revelar pontos fortes e fracos da estratégia de marketing e, assim, adaptar o planeamento de conteúdo às metas de marketing atuais.

Quando iniciar o seu site deve também começar uma auditoria de conteúdo, de forma a que seja possível monitorizar o desempenho de cada página desde o primeiro momento.

Mas não é só no arranque inicial que deve fazê-lo. Deverá realizar uma auditoria sempre que:

O site deixa de receber tráfego qualificado

A produção de conteúdo para blogs deve ser focada em atrair visitantes qualificados. Falamos de potenciais clientes para a sua empresa. Você pode até ter muito tráfego, mas de nada lhe adianta se não se transformar em oportunidade de negócios.

Nesse sentido, a auditoria de conteúdo ajuda a identificar esse tipo de situação e a criar um plano de ação para eliminar, de uma vez por todas, o que gasta o seu dinheiro e não traz retorno.

O seu mercado é altamente dinâmico

Empresas de tecnologia, de marketing digital e agências de marketing de conteúdo são exemplos de organizações que estão em constante mudança.

Impactadas diretamente pelos avanços da internet e das tecnologias, essas empresas precisam estar sempre um passo à frente. Isso quer dizer que não há lugar para conteúdos antigos, desatualizados ou que não informam.

Para continuar a ter visibilidade no mercado, é preciso estar sempre atento ao que se publica. Isso significa criar novos conteúdos ou aceder àqueles mais antigos, e acrescentar novas informações ou corrigir algo que já não faça tanto sentido.

Os seus conteúdos não se destacam

Quem não adota uma estratégia de marketing de conteúdo consistente e alinhada às necessidades do público não verá as suas publicações em destaque nos mecanismos de procura. Por outras palavras, o seu conteúdo não será considerado relevante.

A auditoria de conteúdo permite identificar quais são esses conteúdos que não se destacam, o que deve ser visto como uma oportunidade para melhorar o desempenho dos mesmos, agregando novas informações ou modificando-os por completo.

Deseja encontrar novas oportunidades de conteúdo

A auditoria de conteúdo também permite identificar lacunas de conteúdo. Isto é, assuntos que ainda não foram abordados, mas que são de extrema importância para a audiência.

Além disso, através da avaliação de um conteúdo antigo, é possível identificar o que pode ser renovado com novas informações ou transformado em outros formatos, para que ganhe mais notoriedade.

Qual a importância de uma auditoria de conteúdo?

Como você pôde perceber, a auditoria de conteúdo é capaz de melhorar diversos aspetos ligados ao desempenho de um site e o seu destaque em relação à concorrência.

Contudo, a importância de remover, atualizar ou reorganizar publicações que dão pouco resultado vai muito além disso.

Veja agora outros fatores relevantes relacionados com a auditoria de conteúdo:

Atualizações de SEO

De tempos em tempos os mecanismos de procura atualizam os fatores de SEO e, caso as páginas do seu site não estejam de acordo com esse novo critério, será necessário realizar uma revisão em massa para que os conteúdos não sejam prejudicados.

Mudanças de regras e fatores de ranking são anunciadas todos os anos. Por isso, os conteúdos publicados num site tendem a ficar desatualizados e a perder desempenho.

Identificar esses conteúdos e realizar as atualizações necessárias é mais uma das funções de uma auditoria.

Taxa de conversão

Além das atualizações de SEO, também vemos constantemente o surgimento de novos padrões em estratégias de marketing e novidades são anunciadas nas mídias sociais.

Nesse sentido, a auditoria de conteúdo é uma ajuda importante na manutenção da qualidade de um site. Ela também permite descobrir o momento exato em que determinadas publicações começam a perder o desempenho.

Por isso, é possível realizar ajustes ou adicionar as informações necessárias para que elas continuem a entregar bons resultados.

Como fazer uma auditoria de conteúdo?

Fazer uma auditoria do seu site ou blog não é uma tarefa assim tão difícil. Basta seguir um roteiro de planeamento e colocar as etapas em ação:

  1. Defina as suas metas e métricas (melhoria SEO, aumentar o engagement ou melhorar a taxa de conversão);
  2. Faça uma revisão do seu conteúdo;
  3. Reúna e analise os dados;
  4. Prepare um plano de ação;
  5. Faça ajustes na sua estratégia de marketing de conteúdo.

Agora que já sabe tudo sobre a importância de fazer uma auditoria de conteúdo, adote este processo na sua estratégia de gestão e, certamente, alcançará melhores resultados com as suas publicações.