Atualmente o social media é sem sombra de dúvida um ponto de extrema importância no desenvolvimento de qualquer negócio. E, se pensarmos bem, uma boa estratégia pode ser utilizada tanto por empresas B2B como por empresas B2C.

E, esse é talvez o motivo pelo qual milhares de empresas B2B começaram a usar estratégias de redes sociais iguais às de empresas B2C.

Embora algumas tenham ainda uma falsa compreensão desta estratégia, a verdade é que nos dias que correm, as redes sociais são eficazes para qualquer tipologia de negócio.

Contudo, tal como qualquer estratégia de marketing digital, é preciso esforço. Não pode simplesmente criar um registo em todas as plataformas digitais e esperar que as vendas aconteçam.

Assim sendo, e de forma a ajudar empresas B2B ou B2C, deixamos-lhe 6 dicas transversais para qualquer negócio.

Social media: 6 dicas transversais a todas as áreas de negócio

As redes sociais fazem parte da vida de todos nós. E, por isso, é normal que as empresas também queiram (e devam) estar presentes nestas plataformas.

Conheça de seguida 6 dicas simples e práticas de marketing de redes sociais que são transversais a qualquer negócio.

1 – Escolha as plataformas certas para o seu negócio

Um dos maiores erros das empresas quando se fala de social media, está em partir do pressuposto que têm de estar presentes em todas.

Tenha em mente que é muito complicado ser eficiente quando tem de gerir dezenas de plataformas. E, além disso, nem todas as redes sociais são adequadas a todos os negócios.

É importante que descubra quais as plataformas onde o seu target está, e concentre os seus esforços nas mesmas.

Por exemplo, se a sua marca vende produtos que têm como target mulheres, o Pinterest pode ser uma excelente ideia. Contudo, se for um escritório de advogados, vai estar a perder o seu tempo nesta rede social.

2 – Envolva-se com os seguidores

Esta é sem dúvida nenhuma, uma das dicas de marketing de redes sociais mais simples e económica de implementar (não tem custos). Isso acontece já que apenas requer tempo e esforço para converter os seguidores em clientes e embaixadores da marca.

Lembre-se que as alterações no método de aquisição, fazem com que um consumidor veja nas redes sociais um canal de atendimento rápido e praticamente instantâneo. Por isso, se não responde às mensagens dos seus potenciais clientes, está provavelmente a perder dinheiro.

3 – Teste publicações orgânicas e pagos

Embora a grande maioria das redes sociais tenha alterado os seus algoritmos para apresentar de forma menos frequente as publicações das empresas de forma orgânica, a verdade é que o alcance orgânico é ainda importante.

Independentemente da sua área de atuação, se uma publicação orgânica consegue um bom alcance, pode ampliar o mesmo de forma exponencial através de publicidade paga.

Todas as plataformas sociais permitem uma segmentação que lhe permite alcançar o seu cliente ideal. E, se ainda não o está a fazer, está claramente a perder dinheiro.

4 – Tenha uma marca com personalidade

Quando se trata de vencer nas mídias sociais, ter personalidade é essencial. Pense nas páginas das redes sociais mais populares! Todas elas são divertidas e têm uma excelente “personalidade”, e é por isso que chamam a atenção de milhares de seguidores.

Se a sua área de negócio se centra numa indústria muito competitiva ou um pouco chata, ter uma boa personalidade vai ajudar a que os consumidores se conectem com o seu negócio.

E lembre-se! Nada melhor que dar uma cara à marca! As pessoas conectam-se com pessoas e histórias.

5 – Otimize o seu perfil tendo as vendas em mente

Muitas empresas falham na hora de otimizar os seus perfis nas redes sociais. Tenha em mente que cada plataforma oferece diversas opções para tornar a sua marca mais atraente. E, por isso alguns pontos que deve otimizar são:

  • Ter imagens de perfil que não estejam cortadas ou que não tenham uma má resolução
  • Inserção de uma biografia completa explicando quais os problemas que o seu produto ou serviço pode resolver
  • Ter pelo menos um CTA para direcionar o tráfego das redes sociais para o site ou blog

Independentemente de o seu negócio ser dirigido a empresas ou ao consumidor final, é importante que se esforce para que as suas páginas das redes sociais tenham um aspeto profissional e cuidado.

Os consumidores (sejam eles quais forem) estão presentes e ativos nas social media. Por isso, se quer aproveitar estas plataformas para gerar vendas, tem de se esforçar.

Pequenas coisas, como imagens de cabeçalho personalizadas que apresentam códigos de desconto ou ofertas especiais, podem ajudar a impulsionar as vendas originadas através do marketing de redes sociais.

6 – Teste e analise todos os dados disponíveis

Todas as redes sociais têm as suas próprias ferramentas de análise. E utilizar as mesmas permite-lhe melhorar de forma drástica os resultados.

Lembre-se que independentemente da rede social que utilize, tem sempre de ter um perfil de negócios para conseguir aceder aos insights.

Agora que já sabe 6 dicas de marketing de social media que pode aplicar a todos os negócios, está na hora de rever a sua estratégia e alavancar as suas vendas através destas plataformas.