Se ainda não conhece a estratégia de Link Building, nem nunca ouviu o termo backlinks, este artigo é para si!

Muitos empresários desconhecem que a obtenção de links de outros sites (com boa qualidade) vai melhorar o seu ranking nos motores de pesquisa. E, dessa forma vão atrair mais clientes.

É importante frisar desde já que a criação de uma estratégia de construção de links não é uma tarefa simples. Contudo, tal como qualquer estratégia de marketing digital bem implementada, irá valer o esforço.

Se juntar a esta estratégia uma boa gestão de redes sociais e a uma boa componente de marketing de conteúdo, estará um passo à frente da sua concorrência.

Por isso, se quer melhorar o SEO do seu site, e se quer realmente começar a construir uma boa base de links externos, continue a ler. As dicas que lhe deixamos hoje vão ser um bom ponto de partida para dar ao seu negócio o impulso que necessita.

Link building: A qualidade é mais importante que a quantidade

Antes de tudo, tenha em mente que ter links noutros sites a apontar para o seu é importante. Contudo, a qualidade dos links (e dos sites) é muito mais importante que a quantidade.

Mais vale ter 2 ou 3 backlinks de qualidade do que 100 questionáveis. Bons sites podem ajudar o seu site a ser visto pelos motores de pesquisa como um site confiável e de qualidade.

Já um mau site irá mostrar aos motores de pesquisa que o seu site não é propriamente confiável. E, em vez de ajudar à indexação, irá piorar a situação.

Assim, conheça as 8 dicas de link building que temos para si. Acredite que são simples de implementar e fazem a diferença.

1 – Os diretórios são uma ótima ajuda

A verdade é que diretórios locais e sites de reviews são uma ótima opção para começar a trabalhar a sua estratégia de Link Building.

Além disso, a grande maioria é gratuita (os que são pagos têm valores bastante baixos). O truque passa novamente por escolher os diretórios com maior qualidade.

Tenha em mente que deve colocar exatamente as mesmas informações em todos os diretórios. A par disso, garanta que as informações estão corretas (para não fornecer informações dúbias aos motores de pesquisa).

A primeira opção é sempre o Google My Business, mas existem outras alternativas como por exemplo:

2 – Aproveite os seus contactos

A grande maioria das empresas tem uma página onde indica as parcerias estratégias, alguns dos clientes ou outro tipo de seções deste género. Por norma, as mesmas incluem os links para os sites desses clientes.

Desta forma, se trabalha regularmente com outras empresas que têm uma forte presença online, aproveite essa parceria para obter um link de qualidade para o seu site.

Outra alternativa, é também procurar novas parcerias e fazer troca de backlinks.

Contudo, garanta que apenas o faz com empresas que sejam relevantes para o seu setor de atuação. Por exemplo, se vende roupa para bebé nunca deve ter backlinks em sites de corridas de carros (não faz sentido).

3 – Crie um blog

Provavelmente todos os artigos que leu sobre melhorar a presença online falam de blogs. Porque será?

Um blog tem imensas vantagens para o seu negócio, nomeadamente:

  • Estabelece a sua credibilidade
  • Ajuda-o a conectar-se com potenciais clientes
  • Mantém o site atualizado e SEO friendly
  • É um recurso inestimável para fazer Link Building

Se o seu conteúdo for bom, outras empresas vão querer vinculá-lo aos seus próprios artigos. Isso vai servir para gerar ainda mais valor para o consumidor (e para si).

Lembre-se sempre que um bom conteúdo é:

  • Relevante
  • Útil
  • Fácil de entender
  • Acionável
  • Preciso

4 – Não tenha medo de partilhar conhecimento

A verdade é que publicar conteúdo no seu site é excelente. No entanto, contribuir para outros sites de grande autoridade na sua área de atuação é uma forma de o colocar em frente a um público novo e que muito provavelmente não iria conseguir alcançar sozinho.

Lembre-se é que por norma, esses sites são muito rígidos no que concerne a submissão de conteúdos. Por isso tem de dedicar tempo e esforço para entregar algo que cumpra os padrões de qualidade exigidos.

5 – Use as redes sociais a seu favor

Provavelmente já sabe que deve colocar o endereço do seu site na secção “Sobre mim” dos seus perfis nas várias redes sociais.

O que talvez não saiba é que esse não é o único lugar onde pode colocar os seus links para a criação de uma estratégia de Link Building coerente.

Alguns exemplos são:

  • Fotografia de capa ou foto de perfil do Facebook
  • Na sua biografia no Twitter
  • Em projetos ou publicações que faça no LinkedIn
  • Na bio do Instagram ou do Pinterest

6 – Torne simples a partilha de conteúdo

A partilha de conteúdos nas redes sociais é uma das melhores formas de alavancar as suas estratégias de Link Building.

Desta forma, é importante que facilite ao máximo a partilha do seu conteúdo nas redes sociais (e diretamente através do seu site).

Não precisa de fazer nenhum esforço adicional e isso irá ajudá-lo a melhorar a sua estratégia de marketing digital.

7 – Organize um concurso ou evento online

Quem nunca participou num concurso online onde apenas tinha de partilhar um link (e provavelmente nomear 3 amigos) para se habilitar a ganhar algo?

Pois bem se os eventos ou concursos forem bem feitos, os mesmos vão gerar centenas de partilhas nas redes sociais. E, consequentemente backlinks… muitos backlinks…

Qualquer tipo de negócio consegue promover um concurso. Por isso dizer que a sua área não permite, não é viável (a não ser que tenha uma agência funerária… aí seria estranho).

No entanto, lembre-se que promover o mesmo é essencial para conseguir obter os resultados que quer. Algumas dicas que pode implementar são:

  • Promova seu concurso em grupos do Facebook, grupos do LinkedIn, sites de associações…
  • Entre em contato com seus clientes e parceiros e pergunte se eles podem (ou querem) promover o concurso em seu próprio site e redes sociais
  • Torne a partilha de determinado conteúdo um requisito para ser elegível ao concurso. Isso é realmente fundamental, pois ajudará a espalhar a palavra e aumentar as suas hipóteses de se tornar viral

8 – Crie infográficos

A verdade é que a criação de infográficos é uma excelente forma de criar backlinks para o seu site. E porquê? Porque as pessoas adoram partilhar este tipo de conteúdo.

Mas como é que vai conseguir gerar backlinks com este tipo de conteúdo? É simples! Após criar o infográfico, deixe um código “embed” no final do mesmo e encaminhe o mesmo para os assinantes da sua newsletter.

Se conhecer empresas ou negócios que não se importariam de partilhar o seu conteúdo, envie-lhe diretamente o conteúdo.

E, o melhor de tudo é que pode utilizar por exemplo o Infogr.am para criar infográficos de qualidade e gratuitos.

Quais os elementos que afetam a qualidade de um link?

Agora que já sabe 8 dicas simples e práticas para implementar uma estratégia de link building, é importante saber quais são os elementos que efetivamente afetam a qualidade de um link.

E porque é que isso é importante? É simples! Lembra-se de termos dito anteriormente que a qualidade é mais importante que a quantidade? É esse o motivo pelo qual é importante perceber como criar bons links.

  • Número de links que estão a apontar para fora da página
  • Qualidade dos sites
  • Número de links totais a apontar para determinada página
  • Número de links que está a apontar para determinado domínio
  • Idade do domínio
  • A página estar indexada corretamente nos motores de busca

Sabendo que estes 6 fatores têm influência na qualidade de um link, é também importante saber quais os elementos de um link que afetam a sua qualidade.

  • URL
  • Posição do link (se está no início ou final de uma página)
  • Se é um link dofollow ou nofollow
  • Link de texto vs. o link da imagem
  • Texto âncora
  • Envolvente textual onde o link está inserido

Ou seja, ter um bom link dá trabalho e é preciso ter os devidos cuidados. Não é só escrever “pode ver aqui” e colocar um link. O seu valor será muito reduzido.

O SEO mudou muito nos últimos 10 anos. Mas o link building é ainda uma das formas mais eficazes de obter uma vantagem nos resultados dos motores de pesquisa.

Isso não quer dizer que não haja outras coisas que deva fazer para aumentar sua visibilidade e ser encontrado online. Mas esta, é sem dúvida uma das melhores.