Ao criar um site ou página de internet, o seu principal objetivo, independentemente do conteúdo produzido, é atrair utilizadores. Portanto, quando falamos em direcionar o público para outras páginas, através de links externos, pode parecer não fazer tanto sentido.

Mas, na verdade, esse direcionamento pode ser uma ótima estratégia para alavancar o sucesso da sua página e, ainda, garantir bons posicionamentos no ranking de ferramentas de busca.

Para saber mais sobre como os links externos podem ser ótimos aliados, continue a ler este artigo!

Links externos: O que são e como funcionam

Antes de saber como os links externos podem atuar de forma positiva no desempenho de uma página, é fundamental entender no que consistem.

É necessário entender que os links externos se dividem em duas categorias: os links de entrada e os links de saída. Estes também chamados de inbound links e outbound links, respetivamente.

Tanto os links inbound quanto os outbound têm a mesma função. Ou seja, a de direcionar o tráfego para páginas de outros websites.

Além disso, eles servem também para contribuir para o ranking nos resultados de pesquisa.

Links externos de entrada – inbound

Os links de entrada são encontrados em websites de terceiros, redirecionando o tráfego para o website da sua empresa. Isto é, encontram-se externos ao seu site e consistem numa ótima prática de SEO.

Isto porque as ferramentas de busca “entendem” que, o facto de o seu site ser uma referência de conteúdo, significa que este é relevante e confiável. Portanto, é seguro que o utilizador possa aceder ao mesmo.

Links externos de saída – outbound

Em contrapartida, os links de saída são aqueles encontrados no website da sua empresa e que redirecionam o visitante para o website de um terceiro (externo).

No que diz respeito ao outbound links, ainda não está comprovado que esta seja realmente uma boa estratégia.

Isto porque pode parecer uma má estratégia recomendar que o utilizador aceda a outra página e assim tenha menos tempo de navegação na da sua empresa. Porém, existem diversas situações em que se recomenda a utilização dos links externos de saída.

Quando deve utilizar os outbound links?

A utilização de links externos de saída na sua página não é um erro.

Contudo, é preciso ter bastante cuidado para onde redirecionar os seus visitantes. Esteja atento para não recomendar sites maliciosos ou que ofereçam riscos para o utilizador, pois isso pode fazer com que o seu ranking seja afetado.

Por mais que o utilizador saia do seu site para consumir o conteúdo de um terceiro, ele não se vai esquecer do site da sua empresa. Afinal, tê-lo-á ajudado a consumir um conteúdo relevante naquela circunstância.

Além disso, existem algumas ocasiões em que é recomendável utilizar os outbound links. São elas:

Ao citar dados e informações: na era das fake news ter credibilidade é mais do que necessário. Portanto, sempre que mencionar dados, estatísticas e informações relevantes utilize os links externos de saída para confirmar a sua fonte.

Ao utilizar conteúdos de terceiros: quando utilizar um conteúdo de outra pessoa, pode identificá-la e isso pode ser feito através dos outbound links.

Ao citar fontes especializadas: ao produzir muitos conteúdos, é natural que possa ter de abordar assuntos com os quais não está familiarizado. Nestes casos, opte por também fazer a linkagem externa, para direcionar os seus utilizadores para fontes especializadas.

Como utilizar os links externos a favor da minha página?

Quando bem utilizados, os links externos, sejam de entrada ou saída, podem ajudar a dar mais visibilidade à sua página.

Para utilizá-los da melhor forma, aqui vão algumas dicas:

  • Ao criar um link externo para outro site acione a opção “abrir página numa nova janela”. Assim o utilizador terá acesso à página externa, mas continuará dentro do seu website;
  • Atente-se ao número de links na sua página, sejam eles internos ou externos. Isto porque a quantidade pode ter influência para o alcance de um bom ranking no Google;
  • Faça guest posts, ou seja, procure parceiros que cedam um espaço na sua página para fazer publicações com alguns links para o website da sua empresa.

Se utilizados com sabedoria e equilíbrio, certamente os links externos serão um fator positivo no sucesso da sua página. Siga as nossas dicas e coloque esta estratégia em prática!