Para a grande maioria dos negócios, o Facebook é uma fonte vital de tráfego para o site. Contudo, com a mudança frequente nos algoritmos, o tráfego desta rede social diminuiu drasticamente para a grande maioria das empresas.

A questão que muitos empresários colocam é: o que fazer para minimizar esse impacto?

Hoje abordamos esse tema e deixamos-lhe 5 alternativas (que incluem estratégias de marketing de conteúdo) que pode implementar para lidar com a diminuição do tráfego do Facebook para o seu site.

Facebook: O que fazer para minimizar a diminuição do tráfego?

Independentemente das formas que utilizamos para comunicar os nossos negócios, a verdade é que estamos sempre reféns de terceiros. Por terceiros falamos das redes sociais ou dos motores de busca.

Desde 2018 que as alterações no algoritmo do Facebook são frequentes. Isso acontece, pois, o mesmo argumenta que a maioria dos utilizadores prefere ver no feed de notícias os conteúdos dos seus familiares e amigos em detrimento de publicações comerciais.

Assim, existem constantemente mudanças que levam milhares de negócios a terem de rever a forma como utilizam as redes sociais.

Atualmente os posts de amigos, familiares e grupos tornam-se mais importantes que o conteúdo das empresas e marcas. Mas como lidar com essa diminuição de alcance, que impacta diretamente o tráfego para o seu site? Apresentamos-lhe de seguida 5 estratégias que poderá implementar.

1 – Crie conteúdo que envolva

A verdade é que o Facebook quer mostrar aos utilizadores conteúdos que eles gostam. Por isso, se criar conteúdo que envolva o consumidor, provavelmente irá obter um melhor posicionamento nos feeds.

É importante que tente criar conteúdos que as pessoas queiram partilhar ou comentar. Mas, tenha em mente que não deve forçar essas ações.

Opte antes por escrever conteúdo de elevada qualidade, que as pessoas tenham realmente interesse em partilhar.

2 – Utilize contas pessoais

Sabemos que nem todos os negócios o permitem. Contudo, nem sempre as empresas e marcas são uma fonte de inspiração para o consumidor. A maior parte prefere seguir pessoas reais.

Assim sendo, em vez de concentrar 100% dos seus esforços na página corporativa, tente que os seus colegas e funcionários também partilhem o que a empresa publica nas redes sociais.

Se os seus colaboradores partilharem alguns dos posts que a empresa cria, vai ser muito mais simples aumentar a interação, o alcance e consequentemente aumentar o tráfego do Facebook para o site.

3 – Já pensou em utilizar influenciadores?

Outra forma de manter o tráfego do Facebook (e aumentar ainda mais a visibilidade do seu negócio) são os influenciadores.

Os influenciadores são pessoas que nas diversas redes sociais têm milhares de seguidores. Por norma, cada influenciador costuma fazer posts sobre um tópico em específico (comida, moda, exercício, bijuteria…).

Por vezes, basta contactá-los e pedir que publiquem algo sobre a sua empresa nos seus Facebook’s.

Tenha em mente que para alguns influenciadores irá precisar de ter um budget disponível. Já outros aceitam facilmente uma oferta do seu produto ou serviço.

4 – Utilize publicidade paga

A verdade é que as alterações no algoritmo do Facebook vão trazer implicações ao nível do tráfego orgânico.

Contudo, o tráfego pago vai continuar a ter o mesmo alcance, sendo por isso uma alternativa para a grande maioria dos negócios. Na verdade, esse é o verdadeiro objetivo da diminuição do alcance orgânico nas redes sociais.

Tenha em mente que a publicidade no Facebook é bastante em conta, principalmente quando o seu target está corretamente definido.

Mas, para obter o devido retorno, invista em posts que sejam realmente bons e que valham o esforço financeiro que irá fazer.

5 – Utilize outras plataformas

Se há algo que enquanto empresário deve saber, é que um negócio não pode depender exclusivamente de uma plataforma.

Se o tráfego do Facebook para o seu site já não é o que era, pode experimentar outras alternativas que se adequem ao seu público alvo.

O Instagram e o LinkedIn são uma boa alternativa para a grande maioria dos negócios. Obviamente que nos é impossível difícil dizer quais as redes sociais mais adequadas para o seu negócio. Mas, se pesquisar bem vai com toda a certeza encontrar alternativas.

Agora que já sabe 5 formas para aumentar novamente o tráfego do Facebook para o seu site, está na hora de levar as nossas dicas à vante.

Frisamos que com esta alteração, o SEO continua a ser uma aposta segura para todos os negócios. Por isso, se ainda não investe nesta estratégia, pode começar a pensar seriamente nisso (já que está a perder dinheiro).