Ter um negócio é muito mais do que trabalhar, fechar vendas e emitir faturas. Na verdade, todos os negócios que querem ser bem-sucedidos precisam de ter um planeamento estratégico bem definido.

Contudo, a verdade é que no meio das muitas atividades enquanto empreendedor, a maior parte não sabe como o fazer.

Como sabemos que a realização deste planeamento é algo essencial, resolvemos explicar-lhe o que, o que é uma vantagem competitiva e a importância de implementar uma estratégia de marketing integrada.

Acredite que a sua realização vai ser uma mais-valia para si e para o seu negócio.

Planeamento estratégico: o que é e porque é tão importante

planeamento estratégico

De forma prática, o planeamento estratégico é uma atividade de gestão organizacional utilizada para:

  • Definir prioridades
  • Conhecer e analisar recursos
  • Fortalecer operações
  • Assegurar que as equipas de trabalho estão a ir de encontro às metas comuns
  • Estabelecer os objetivos
  • Avaliar e ajustar a direção de um negócio
  • Avaliar oportunidades de negócio

Este planeamento acaba por ser um esforço que leva à tomada de decisões e ações que moldam e orientam um negócio.

Assim, podemos dizer que um planeamento estratégico bem-definido irá articular todos os objetivos a curto e longo prazo. A par disso, irá também ajudar a perceber se um negócio será ou não bem-sucedido.

Tendo em conta estes pontos, acaba por ser bastante simples perceber porque é que precisa de fazer este planeamento para o seu negócio.

Nos dias que correm, e depois de todos os objetivos estarem definidos, é importante criar um plano de marketing. E porquê?

Porque o investimento que fizer em marketing (na vertente digital e tradicional) vai ser o investimento mais importante do seu negócio.

Este investimento vai ajudar os seus potenciais clientes a saberem da sua existência, a criarem um relacionamento com a sua marca e posteriormente (em caso de necessidade) a comprarem os seus produtos.

A importância de criar uma vantagem competitiva

Ao definir o seu planeamento, é importante que defina também qual a sua vantagem competitiva. E o que é que isso quer dizer? É simples.

Uma vantagem competitiva é tão somente um fator crítico de sucesso que vai ajudá-lo a determinar o sucesso de um negócio. Basicamente esta vantagem irá surgir do valor que uma empresa consegue criar para os clientes e que ultrapassa (em larga escala) os custos de produção.

Só uma empresa com uma grande vantagem competitiva irá conseguir ter um negócio de sucesso.

Por isso, antes de avançar com a assinatura de contratos com fornecedores e produção dos produtos ou serviços que vai vender, pare e pense!

Qual é a sua vantagem competitiva perante a sua concorrência? Porque é que os seus clientes preferem os seus produtos aos produtos da concorrência?

Responder a estas perguntas vai ajudá-lo a pensar em fatores de diferenciação do seu negócio. E, acredite que há muitos. Alguns exemplos de fatores de diferenciação são:

  • Preço (embora não deva ter uma estratégia concorrencial baseada no preço)
  • Foco e especialização apenas numa área de negócio
  • Equipa com um elevado Know how
  • Estabelecimento de uma relação de proximidade e confiança com o cliente
  • Fornecedores de excelência
  • Serviço pós-venda com um grau elevado de satisfação
  • Flexibilidade para compreender os clientes e ajustar a oferta às verdadeiras necessidades
  • Desenvolvimento de produtos com um estilo próprio, com características especiais, com elevada durabilidade ou com um desempenho excecional

Na verdade, enquanto empreendedor poderá não ser simples logo à partida definir a vantagem competitiva. Mas, com um bom planeamento estratégico tudo irá ser muito mais simples.

A importância do planeamento estratégico para o marketing digital

Ora bem, não poderíamos falar de planeamento estratégico sem falarmos do planeamento do marketing digital.

Neste caso em específico sabe porque é que precisa de definir um bom planeamento? É simples e explicamos-lhe de seguida.

A área do marketing digital envolve uma infinidade de opções estratégicas (marketing de conteúdos, gestão de redes sociais, email marketing, técnicas de SEO).

Se não planear o que irá fazer, dificilmente irá conseguir alcançar os objetivos que definiu para o seu negócio. Ora pense.

Tendo um site irá com toda a certeza aproveitar o mesmo para aumentar a notoriedade do seu negócio. E como é que o vai fazer? Simples. Vai criar um blog e começar a produzir conteúdo.

Mas, para produzir conteúdo tem de considerar as melhores estratégias de otimização para motores de busca de forma a melhorar o tráfego orgânico.

Mas, já que produziu o seu conteúdo é importante que o dissemine nas várias redes sociais. E quais é que são importantes para o seu negócio? Em quais é que o seu cliente está?

A par das redes sociais, irá também querer recolher os contactos dos seus potenciais clientes para poder comunicar com eles. E como é que o vai fazer? Com uma estratégia de email marketing.

Mas como é que pode conseguir que potenciais clientes lhe forneçam voluntariamente os seus emails? Bem provavelmente vai precisar de um gatilho digital – um ebook por exemplo…

E este envolvimento digital continua até que o seu negócio funcione através de uma estratégia de marketing digital integrada.

E como é que consegue que todas estas estratégias funcionem? É simples… Com um bom planeamento. Sem planeamento vai ter imensas dificuldades em coordenar todas as opções e ações válidas para o seu negócio.

Planear… o fator mais importante e relevante de qualquer negócio

Como pode ver ao longo deste artigo, o planeamento é sem qualquer sombra de dúvida o pilar base para que qualquer negócio possa vir a ser bem-sucedido.

Não lhe dizemos logo à partida que irá ser simples tratar deste planeamento e ainda conseguir que o seu negócio continue a prosperar.

Mas, se não perder algum tempo a fazê-lo, garantidamente irá ter sérias dificuldades em chegar lá. Pense no planeamento como se fosse um GPS para um destino onde nunca esteve.

Se colocar a morada no GPS, provavelmente irá chegar lá muito mais rápido do que chegaria se começasse a jornada sem fazer a mínima ideia de qual direção tomar.

Se precisar de alguma ajuda na definição do seu planeamento estratégico de marketing digital, não hesite em contactar-nos. Estamos à sua disposição para qualquer esclarecimento adicional.