O mundo tornou-se cada vez mais digital… Assim, é seguro dizer que a melhor forma de vender é a internet.

Imagine o seguinte. A sua casa precisa de ser pintada, mas não conhece nenhum pintor. Ou quer comprar um smartphone e não sabe qual é a opção mais acertada. Qual é a primeira coisa que faz?

Provavelmente a sua resposta é igual à de milhares de pessoas. Vai ao Google e pesquisa a sua questão.

Tão simples como isso. Depois analisa as respostas obtidas.

Se o satisfizerem perfeito. Se não, vai refazer a pesquisa até encontrar o que procura.

Agora pense quanto empresa. Qual é o seu maior desejo? Provavelmente aumentar a sua notoriedade e consequentemente as suas vendas.

Mas para isso é preciso criar e melhorar o relacionamento com os clientes de forma contínua.

Se está a pensar começar o seu negócio, deixamos-lhe alguns dados relevantes sobre a internet! Muitos deles podem efetivamente surpreendê-lo. 

Alguns dados relevantes sobre o crescimento da internet

A internet apareceu em meados dos anos 60. Contudo a sua utilização apenas começou a ser mais frequente na década de 90.

Mas, hoje em dia a mesma tem muito mais funcionalidades do que nessa altura.

Vários estudos têm sido realizados sobre este tema. Apresentamos-lhe de seguida alguns dados relevantes obtidos através de um estudo da Marktest e de informações do site We are Social.  

  • Em 1993 havia 14 milhões de utilizadores de internet e 130 sites
  • Entre 2000 e 2015 a taxa de crescimento online foi de 764%
  • Em 2000 estiveram online aproximadamente 361 milhões de pessoas
  • Em 2014 estiveram online mais de 3 biliões de pessoas e no final de 2017 esse valor ultrapassava os 4 biliões
  • Cada pessoa passa em média 6 horas online por dia
  • Em 2013 foram movimentados mais de 364 biliões de euros em compras online (ainda tem dúvidas que a melhor forma de vender é a internet?)
  • Do tempo que passam online, cerca de 1/3 é em redes sociais
  • Em junho de 2017, 51% da população mundial tinha acesso à internet
  • Mais de 75% dos europeus têm acesso à internet
  • 52% do tráfego é realizado através de dispositivos móveis
  • A penetração de Internet em Portugal atinge os 5,9 milhões de utilizadores, ou seja, 68,8% da população com mais de 15 anos

Como vê, a internet é mesmo a melhor forma de vender. E porquê? Basicamente porque é o local onde os consumidores despendem mais tempo

Assim, se quer vender, este é o método correto a usar.

Melhor forma de vender: como estar presente online

Tenha em mente que o difícil não é estar online. Difícil é ter um plano coerente para utilizar a internet a seu favor.

Lembre-se: a internet é fácil de utilizar, fácil de aprender e acima de tudo, pode usufruir de imensas ferramentas gratuitas que o vão ajudar na sua jornada.

Mas antes de começar, tem de criar objetivos e metas. Os mesmos devem ser mensuráveis e atingíveis.

Não vai beneficiar de criar objetivos irrealistas e que sabe de antemão que não vai conseguir alcançar. Acredite, isso só irá fazer com que fique desmotivado.

Se está a pensar começar a utilizar a internet para vender mais, alguns dos pontos a ter em conta no início são:

  • Criar um site que seja responsivo, ou seja, que se adapte a qualquer dispositivo móvel
  • Criar redes sociais (deve sempre escolher as que melhor se adaptam ao seu negócio)
  • Investir em bom conteúdo, único e interessante para o seu target
  • Investir no vídeo, preferencialmente nos lives
  • Ter uma boa estratégia de relacionamento com o cliente
  • Google Analytics

Com estas ferramentas, vai ser muito mais simples tirar algumas ilações que vão ser essenciais para o seu negócio.

Quais as principais vantagens de estar presente online?

Já que a melhor forma de vender é a internet, é importante que perceba também algumas vantagens de estar presente.

Acredite que o aumento de vendas é apenas uma consequência associada ao fato de estar online.

1 – Permite-lhe ganhar maior visibilidade online

Existem várias formas de ganhar visibilidade. Poderá fazê-lo de forma orgânica ou paga.

Deste modo, ao ter um site vai produzir conteúdos para o mesmo. Com essa estratégia, irá (eventualmente) a longo prazo obter os primeiros lugares do Google.

Mas tenha em mente que não vai ser uma tarefa simples. Muito pelo contrário.

Vai precisar de tempo, paciência, dedicação e muito esforço.

Contudo, irá conseguir obter os lugares cimeiros do Google, sempre que os seus potenciais clientes procurem pelos seus produtos ou serviços através das palavras-chave que usou nos seus conteúdos.

Com um simples clique, eles vão poder conhecer a fundo a sua empresa, o que tem para oferecer, contactos…

Se o que virem lhes agradar, vão começar a seguir e interagir com o seu negócio. Ou seja, vão começar a fase de namoro.

Posteriormente, podem comprar aquilo que tem para lhes oferecer. É tudo uma questão de perseverança. Nunca se esqueça: a melhor forma de vender é estar presente online.

2 – É possível recolher dados para a construção da persona

construir persona

Outro ponto positivo de estar online é que vai poder recolher informação sobre os seus clientes.

Assim é possível criar uma (ou várias) persona e ajustar os seus conteúdos à mesma. Este conhecimento vai permitir uma adaptação e melhoria no relacionamento.

Saber quais são as suas necessidades, desejos, desafios e interesses vai ajudá-lo a trabalhar mais e melhor para os poder ajudar!

E agora deve estar a pensar por que é que este conhecimento é tão importante?

Basicamente porque se quer investir em publicidade paga, precisa conhecer o seu target.

Mas, frisamos desde já que a recolha de dados tem de ser consentida.

Por isso, coloque no seu site a informação de recolha de dados através de cookies.

3 – Pode investir em publicidade segmentada

Facebook ads

Estar presente online permite-lhe também a criação de publicidade segmentada.

Lembre-se! Os seus clientes não são todos iguais e, como tal, não são todos movidos pelas mesmas necessidades.

De acordo com o Guia Marketing Online Ed.01 da On Line Editora “Um dos maiores erros das campanhas de marketing, é que as mesmas, na grande maioria dos casos estão voltadas para a procura de novos consumidores, esquecendo-se daqueles que já foram conquistados e fizeram pelo menos uma compra”.

Desta forma, segmentá-los será uma forma inteligente de conseguir aumentar o volume de vendas online.

Existem diversas formas de publicidade online.

Contudo, os mais importantes são o Google Adwords e o Facebook Ads.

Em alguns casos poderá também ser interessante criar campanhas no Instagram e no LinkedIn.

Obviamente que tudo irá depender do seu budget e do produto ou serviço que tenha para vender.

4 – Permite-lhe obter respostas e alinhar estratégias

Google Analytics asr4

Saber o que um consumidor vê dentro do seu site é meio caminho para conseguir implementar melhorias no seu negócio.

A recolha de dados e a sua respetiva análise permite-lhe conhecer melhor os seus clientes, assim como as suas principais áreas de interesse e os seus gostos.

Além disso, plataformas como o Analytics são muito simples de utilizar. E podem fornecer-lhe as informações que faltavam para conseguir estruturar o seu negócio.

Contudo, tem de fazer essa recolha de acordo com o novo regulamento de proteção de dados.

Acredite que não quer ter problemas por recolher dados sem a autorização do consumidor.

Como vê, a melhor forma de vender é a internet.

Por esse mesmo motivo é essencial que a sua empresa esteja online e que o marketing digital faça efetivamente parte das suas estratégias de comunicação.

Se neste momento precisa de algum apoio, não hesite em contactar-nos pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento.