São poucos os empreendedores que não ouviram falar de PPC (ou seja, Pay Per Click – Pagamento por clique). Cada vez mais a publicidade online faz parte de uma estratégia integrada de marketing digital. Mas porque é que há cada vez mais este investimento por parte das empresas?

Ora bem, se pensarmos um pouco, os smartphones permitem que estejamos ligados a qualquer pessoa a qualquer hora e em qualquer lugar. E, num momento de pausa, basta olhar ao seu redor e perceber que as pessoas estão sempre a mexer no telefone.

Assim, enquanto empreendedor não há como não tirar proveito de tudo isso. A utilização das redes sociais, o marketing de conteúdo e a publicidade têm crescido anualmente.

Por isso, com tantos olhos em frente a um ecrã, o seu negócio tem de aparecer ao consumidor nestes momentos de pausa. Além de tudo, é importante perceber que promover o seu negócio nas redes sociais vai também fazer com que as pessoas partilhem o seu conteúdo.

E, ao fazê-lo, estão a aumentar exponencialmente o alcance da sua marca. Mas como aumentar ainda mais a atenção dos seus potenciais clientes? É simples! Como publicidade.

PPC: Sabe pelo que está realmente a pagar?

Tal como já dissemos anteriormente o PPC (ou pagamento por clique) é somente um dos muitos modelos de pagamento existentes.

Neste caso o conceito é bastante simples. A sua marca irá pagar um determinado valor sempre que alguém clicar no anúncio. Mas, existem outras formas de pagamento, nomeadamente:

  • Alcance
  • Impressões
  • Gostos
  • Conversões
  • Interação

É importante frisar que os métodos de pagamento mais comuns são o PPC e o CPM (custo por mil impressões). Mas o que é uma impressão? É simples! Impressões são o número de vezes que o seu anúncio aparece no ecrã de alguém.

A par disso, a grande maioria das plataformas de publicidade cobra um valor fixo por essas 1000 impressões. Considere que esse montante costuma ser mais barato do que o custo por clique.

Esta estratégia funciona bem se o seu objetivo for aumentar a notoriedade do seu negócio. Mas, se o objetivo for conversão, o PPC acaba por ser a metodologia mais indicada.

Assim sendo, o nosso conselho é que antes de começar a fazer o seu investimento, decida qual é o objetivo. E, para saber qual o objetivo do seu anúncio publicitário precisa ter feito um planeamento do seu negócio, assim como as metas a alcançar.

Só assim irá conseguir investir de forma a alcançar o objetivo previamente definido.

Quais as principais vantagens do PPC?

Apesar de lhe termos dito que para escolher a melhor metodologia de pagamento o importante é ter o seu objetivo definido, a verdade é que o PPC é por norma a metodologia preferencial. Principalmente quando falamos de campanhas de Google Ads.

Assim sendo, perceba desde já quais são as suas principais vantagens:

  • Gera tráfego qualificado para o seu site
  • Só paga por clique (ou seja, cada vez que carregam efetivamente no seu anúncio)
  • Os resultados são quase imediatos
  • Pode ajustam a campanha e diversos parâmetros na hora

Como vê, existem diversas vantagens associadas a esta forma de pagamento de publicidade.

Onde pode fazer anúncios?

Na prática, pode fazer anúncios em praticamente todas as plataformas. Mas, de forma mais assertiva as principais são:

  • Google
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Pinterest

E porque é que enumeramos estas? Porque são aquelas que acabam por ser transversais à grande maioria dos negócios.

Contudo, é importante frisar que não tem de investir em publicidade em todas estas plataformas. Pode optar por investir somente numa ou duas. E, aqui, vale novamente a máxima de que deve investir de acordo com os seus objetivos e metas.

Além disso, é sempre importante ter em conta que pode medir os seus resultados no momento e decidir qual a opção mais adequada para o seu negócio. Medir, analisar e ajustar são as regras para o sucesso.

A publicidade paga vale mesmo a pena?

Como especialistas em marketing digital, temos de dar a mão à palmatória e dizer que sim! A verdade é que o investimento em publicidade é efetivamente compensatório.

Se o investimento for feito de forma ponderada, se estiver de acordo com os objetivos definidos e se for corretamente implementado e gerido, pode ser o que faltava ao seu negócio.

No entanto, é importante frisar que teve ter uma estratégia de marketing digital coerente. Deve investir não só em publicidade como marketing de conteúdos, SEO, redes sociais, email marketing, vídeo marketing…

Com uma estratégia completa não estará dependente do investimento contínuo em publicidade para obter os melhores resultados.