Hoje em dia são poucas as empresas que não investem uma parte do seu budget de marketing digital em publicidade online.

Esse investimento pode ser em campanhas no Facebook, LinkedIn, Instagram, Google Adwords… Enfim, pode ser na plataforma que mais se adequa às necessidades do negócio.

Mas porque é que isto acontece? Na verdade, a resposta é mesmo muito simples. Qualquer forma de publicidade na internet pode ter um impacto enorme no aumento da notoriedade e no aumento das vendas.

Mas, para isso, é importante que saiba como fazer este tipo de campanha (pois caso contrário estará a desperdiçar dinheiro).

A par disso, tenha em conta que as mesmas têm de ser realizadas tendo por base um objetivo. Por exemplo se quer melhorar o relacionamento com o cliente, uma campanha de Facebook pode ser a alternativa certa.

Mas, se quer aumentar o volume de vendas, uma campanha de Google Ads irá fazer com que apareça aos clientes na altura exata em que os mesmos procuram pelo seu produto ou serviço.

De seguida damos-lhe 4 dicas muito simples e que podem realmente ajudar a melhorar a implementação das suas campanhas online.

Publicidade online: 4 dicas simples para melhorar as suas campanhas

Sabemos bem que nem sempre é simples implementar campanhas. A verdade é que as regras estão sempre a mudar, e isso leva a que aquilo que é tido como certo hoje, acabe por não funcionar amanhã.

As 4 dicas que lhe vamos dar de seguida, vão ajudar na implementação de qualquer forma de publicidade online.

1 – Otimize as Landing Pages

Quando um potencial cliente clica num anúncio, o mesmo terá de o levar para uma página de destino.

Mas um erro muito frequente passa pela criação de uma campanha para promover um produto específico, mas quando o potencial cliente clica no anúncio, é redirecionado para a Home Page. Sim, isto acontece com muita frequência.

Mas porque é que não se deve fazer isso? De forma simples porque não fornece ao consumidor aquilo que ele estava realmente à espera de encontrar.

E, o que acaba por acontecer é ele sair da página porque não tem paciência para ir procurar o que o seu anúncio prometia. E assim se perde facilmente dinheiro e um potencial cliente.

Dessa forma, quando criar uma campanha, tenha em mente qual é o objetivo da mesma. Só assim vai ser capaz de criar uma página específica para redirecionar o consumidor.

Além disso, essa página deve conter informações que sejam relevantes sobre o produto ou serviço. Outro ponto benéfico passa por incluir um formulário de contacto ou CTA que ajude a converter leads em vendas.

2 – Cuidado com as palavras-chave

Esta dica é especialmente importante para as campanhas de Google Adwords. Mas, a verdade é que é válida para qualquer tipologia de publicidade online.

Se estiver a tentar atrair clientes que morem perto o seu negócio inclua a sua cidade nas palavras-chave que escolhe. Porquê? Porque vai ajudar à otimização para pesquisa local.

É também importante estar familiarizado com o termo “long-tail keyword”. Ou seja, palavras-chave de cauda longa. E porque é que é tão importante conhecer esse termo? Porque o custo por clique é muito mais baixo (devido à pouca concorrência).

3 – Monitorize e ajuste as suas campanhas

Qualquer campanha digital permite um acompanhamento em tempo real e, consequentemente garante a possibilidade de fazer ajustes em qualquer altura.

Posto isso, deve aproveitar a flexibilidade que as plataformas lhe dão, e fazer alterações sempre que se justificar. E isso vai obviamente depender do desempenho que a campanha está a ter.

Existem diversos ajustes que podem ser feitos, nomeadamente:

  • Alteração do horário de apresentação – Prevenindo que gaste dinheiro em horas que não são relevantes para o seu negócio
  • Criação de uma lista de palavras negativas – No caso de estar a receber contactos que não têm a ver com o tipo de negócio que tem
  • Ajuste do lance para dispositivos móveis

O importante é analisar e verificar frequentemente as suas campanhas de publicidade online. Acredite que só assim vai estar sempre ciente do que pode alterar para as mesmas terem um melhor desempenho.

4 – Tenha em atenção o ROI

Qualquer pessoa que mantenha uma campanha ativa, fá-lo exatamente porque quer aumentar as vendas de determinado produto ou serviço.

Assim sendo, conhecer o ROI (retorno do investimento) das suas campanhas é essencial. Porquê? Porque só assim vai perceber se as mesmas estão ou não a alcançar o objetivo para o qual foram concebidas.

Desta forma, é essencial que acompanhe também:

  • O que é que o consumidor faz na página
  • Se enviam informações através de um formulário
  • Se concluem a compra
  • Se abandonam a página porque não encontraram a informação que procuravam
  • Quanto tempo estão no site

Utilize o Google Analytics para monitorizar os cliques provenientes da publicidade online. Implemente também os objetivos e determine quantas vendas precisa de fazer para que a campanha seja lucrativa.

Se tiver em mente estas dicas quando criar a sua próxima publicidade online, vai ver que o desempenho da mesma vai ser bastante melhor.

Mas, a par com estas dicas que já lhe demos, de seguida explicamos-lhe ainda como impulsionar os seus anúncios pagos! Ora continue a ler.

Anúncios pagos no Google: Como aumentar a interação

Já conseguimos perceber que a publicidade online faz cada vez mais parte da vida das empresas portuguesas.

Na verdade, as empresas investem neste tipo de comunicação de forma a aumentarem as suas vendas, e a sua notoriedade.

Uma das estratégias mais adotadas para este tipo de campanhas de publicidade é o Google Adwords.

Contudo, muitos empresários não sabem como criar uma campanha relevante e que, consiga alcançar os objetivos pré-definidos. Claro está que se seguir as dicas que lhe demos antes, já está num bom caminho.

Mas, como queremos esclarecer ao máximo as suas dúvidas, nada como continuar a ler e perceber como pode impulsionar os seus anúncios.

1 – Perceber que o Google ads não é um bicho papão

Para quem acede ao Google Adwords pela primeira vez, tudo vai parecer bastante confuso. Mas, garantimos-lhe que com alguma dedicação e esforço vai ver que não é nenhum “bicho de sete cabeças”.

É importante ter em mente que é possível criar diversas variações de anúncios. Dessa forma, pode testar várias versões simultaneamente, obtendo o máximo de retorno da sua campanha.

Se alguma vez criou uma campanha deste género, sabe que os anúncios não têm todos o mesmo impacto no consumidor.

Por isso, lembre-se sempre que algumas frases podem ter o impacto desejado, enquanto outras só vão gastar o seu dinheiro.

Muitas vezes, a diferença numa única palavra significa um aumento de vendas de centenas de euros.

2 – Pense sempre no seu negócio e faça testes

Pense no seu negócio! O seu público-alvo responde melhor a um anúncio que inclua as palavras “compre agora”, “vejas as nossas promoções” ou “aprenda mais”?

Muito provavelmente não sabe a resposta, pois não testou diversos tipos de anúncio para o que tem a vender.

Ao testar variações de anúncios, o que irá estar a fazer é experimentar anúncios diferentes. E qual é o intuito? Bem é tão simplesmente encontrar o que funciona melhor para o seu negócio e que lhe traz um maior volume de vendas.

O melhor de tudo, é que se monitorizar os anúncios em tempo real, pode ir ajustando as campanhas de forma célere. E porque é que o deve fazer?

Para não perder dinheiro com anúncios que não convertem.

3 – Configurar as variações de anúncios de pesquisa

Contrariamente ao que possa estar a pensar, criar variações de anúncios de publicidade online é relativamente simples.

Em primeiro lugar deve selecionar qual é o escopo do seu teste: testar variações ao nível da conta, da campanha em específico ou um grupo de anúncios.

De seguida deve criar a variação dos anúncios através da localização dos anúncios que quer alterar. Desse modo acaba por substituir uma das palavras chave de impacto.

Por último, defina outros detalhes que possam ser importantes como a data final, a rotatividade de anúncios, a programação dos horários…

Uma vez que as variações são atualizadas em tempo real, é possível a qualquer instante perceber qual a variação que está a obter mais tráfego e maior conversão.

Contudo, tenha em mente que o anúncio com mais tráfego para o site, não é obrigatoriamente o que gera uma melhor conversão. Assim, é importante analisar as suas conversões antes de tomar qualquer tipo de decisão

O nosso conselho é que se não sabe por onde começar, experimente duas ou três variações de anúncios para o mesmo grupo. Sendo que, neste caso faça apenas a alteração do texto ou da CTA.

Assim será mais simples parar os anúncios que não têm o desempenho desejado, e investir em anúncios que trazem retorno.

Agora que já sabe 4 dicas para melhorar as suas campanhas de publicidade online e como impulsionar os anúncios no Google, tente alterar a campanha que tem em vigor e analise com frequência os resultados.

No caso de precisar de algum apoio nesse sentido, entre em contacto connosco que teremos todo o gosto em ajudar.