A expressão Rich Snippets é irreconhecível para milhares de pessoas. Contudo, saiba que são uma parte essencial quando falamos da otimização para motores de pesquisa.

De forma simples, os Snippets são as famosas “caixas de resposta” que aparecem sempre que realiza uma pesquisa no Google. E, os mesmos não servem só para facilitar a vida do leitor.

Na verdade, se bem otimizados os mesmos podem ser um grande aliado no aumento do tráfego orgânico do seu site.

É importante frisar que os Rich Snippets são também vulgarmente conhecidos como a “Posição Zero do Google”. Por isso, se não sabe como funciona, não se preocupe.

De seguida explicamos-lhe tudo o que precisa saber sobre os mesmos, assim como algumas técnicas para os melhorar.

Rich Snippets: O que são e porque são tão importantes?

rich snippet

De forma simples, os Snippets são respostas que aparecem numa caixa na parte superior dos resultados das pesquisas no Google. Os mesmos, são extraídos do que o Google julga ser o conteúdo mais relevante de uma página.

Existem 3 tipos de pontos em destaque:

  • Parágrafo – Será um breve trecho que explica a resposta à questão colocada
  • Lista – Uma lista com marcadores de etapas ou respostas
  • Tabelas – Uma tabela com resposta como é o caso da conversão de moedas ou dosagens de medicamentos

Contudo, é importante frisar que os Snippets mais frequentes são os de parágrafo.

Os mesmos fornecem uma parte da resposta à pesquisa do consumidor, e ajudam o mesmo a escolher o site que será (à partida) mais valioso para as suas necessidades.

Ao contrário de um resultado orgânico comum, estes são visualmente mais apelativos. E, são descritos através da marcação de dados estruturados (structured data) implementados no site.

Uma das maiores aplicações dos Snippets é dar “feedback” e fornecer uma resposta rápida a pesquisas que são realizadas por voz. Um bom exemplo é o caso da utilização da SIRI para obtenção de respostas.

Considere ainda que além dos pontos em destaque, os Rich Snippets podem ser categorizados em:

  • Características patrocinadas
  • Características de negócios locais
  • Recursos de conhecimento
  • Recursos de mídia
  • Melhoria dos resultados orgânicos
  • Características de consulta de pesquisa

Uma das questões que mais nos colocam é “Uma pequena empresa pode ser apresentada numa caixa de resposta do Google?” Não há razão para que isso não ocorra, embora a concorrência seja elevada.

Assim, se quer saber como colocar o seu site na posição zero do Google, temos alguma dicas imbatíveis para si!

Posição Zero do Google: Dicas para a alcançar

rich snippets

Agora que já sabe como funciona e o que são os Rich Snippets, está na hora de perceber como é que os pode obter.

Deixamos-lhe desde já a informação: não vai ser tão “simples” como posicionar o seu site de forma orgânica no Google… Ora continue a ler…

1 – Responda a questões que são úteis  

De forma a conseguir ter um Snippet tem de fornecer no seu site conteúdo que possa ser utilizado como destaque. Pense por isso, em perguntas comuns que os seus clientes têm sobre o seu negócio ou determinado tema em que os possa ajudar.

Depois, crie por exemplo uma área de FAQ, crie respostas claras, concisas e que demonstrem a sua experiência.

Se o conseguir fazer, está num bom caminho para alcançar a posição zero.

2 – Otimize o SEO do seu site

A grande maioria dos links escolhidos para as caixas de resposta estão quase sempre entre os 10 primeiros resultados orgânicos de uma pesquisa no Google. Mas, é importante frisar que nem sempre é o primeiro resultado.

Desta forma, certifique-se que segue as melhores práticas para a otimização de motores de pesquisa.

Neste ponto, tenha também o cuidado de escolher estrategicamente as palavras-chave que vai utilizar.

As long tails keywords têm mais probabilidade de serem competitivas e dessa forma aparecerem em destaque em determinada pesquisa.

3 – Não compita com a Wikipédia

Pode parecer estranho, mas competir com a Wikipédia é um erro que muitos empresários cometem quando querem aparecer em destaque no Google.

Pense fora da caixa ao colocar as perguntas e respostas no seu site. A par disso, garanta que a Wikipédia não tem nenhuma entrada dedicada a esse tema.

Lembre-se que os Rich Snippets em destaque resultam num tráfego bastante superior aos restantes sites que são listados na primeira página.

Assim, temos a certeza que vai querer aparecer. E para que isso aconteça, é preciso esforçar-se!

4 – Os sitelinks podem ajudá-lo

A verdade é que os sitelinks são um método extremamente vantajoso para disponibilizar vários links importantes associados ao site.

Os mesmos permitem que o utilizador aceda diretamente a determinada página assim que realiza a pesquisa no Google.

Por norma, os sitelinks mais comuns são:

  • Página de contactos
  • Blog
  • Sobre nós
  • Eventos ou Página de negócios

E porque é que este tipo de links são uma excelente fonte de entrada para o seu site? Porque permite que os seus clientes acedam diretamente ao conteúdo que lhes interessa, mostrando ao Google a efetividade dos resultados.

É importante frisar que este tipo de Rich Snippet apenas é válido para quem ocupa a primeira posição associada ao tráfego orgânico.

5 – Conseguir ter reviews

As reviews ou avaliações são uma forma simples e apelativa de os utilizadores avaliarem determinado produto, serviço ou marca!

Os mesmos permitem não só aumentar a credibilidade de determinada marca, mas ajudam a aumentar a taxa de conversão. E como é que o fazem? É simples!

Se as avaliações do seu negócio forem positivas vão transparecer qualidade e confiança a quem não conhece a sua marca! E, essa sensação de segurança irá fazer com que haja menor resistência à compra.

A par de tudo isso, as reviews podem também ser uma ótima forma de destacar a sua Snippet na SERP.

Assim sendo, embora a obtenção de reviews possa ser um problema para a maior parte das empresas, isso pode resultar num grande aumento de visitantes no site e consequentemente em novos clientes.

Por isso, peça feedback a todos os seus clientes! Vai ver que eles não se vão importar de ajudar!

Agora já sabe o que são os Rich Snippets. Por isso, está na hora de modificar a sua estratégia para conseguir alcançar a posição zero do Google.

Se precisar de algum apoio no desenvolvimento da sua estratégia de marketing digital, fale connosco! Temos todo o gosto em ajudar.