Vivemos atualmente numa era em que o digital tem cada vez mais influência no nosso dia a dia. E, com isto o web marketing tem crescido em grande escala.

Embora possa ser implementado em diversas áreas de atuação (marketing de conteúdo, redes sociais, publicidade, email marketing…), muitas empresas acabam por se questionar sobre este conceito, a sua sucessiva utilização e importância para o seu sucesso.

Posto isto, hoje vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre o web marketing. A par disso, vai descobrir também qual a sua importância nas empresas numa perspetiva atual e futura. Se tem interesse neste tema, continue a ler!

Web marketing: O que é?

É do conhecimento geral que o digital sofreu uma enorme evolução e transformação ao longo dos últimos anos. Acabando assim por ser algo quase obrigatório de implementar.

Este conceito acabou por alterar bastante as abordagens de marketing que eram utilizadas na grande maioria das empresas.

Com isto, diversas entidades tiveram a necessidade de esquecer em parte as técnicas centradas nos média de massa. Desse modo passaram a implementar algumas estratégias digitais bastante mais detalhadas e personalizadas relativamente ao seu público alvo.

Mas, antes de mais importa explicar-lhe o que é o web marketing (ou marketing digital ou marketing online ou e-marketing).

Este conceito não é novo e é definido por um conjunto de aspetos técnicos e criativos voltados para a implementação de uma estratégia de marketing e comunicação na internet. E porquê na internet? É simples! Porque nenhum de nós vive sem internet nos dias de hoje.

É importante frisar que o mesmo tem como objetivo atingir um determinado público alvo para de alguma forma criar relacionamento e interação. Depois de estes dois pilares estarem cimentados, passa a ser feita a promoção, venda ou divulgação de conteúdos específicos que levem ao alcance de determinado objetivo.

Posto isto, é necessário perceber que o web marketing deve ser feito através de conteúdos previamente delineados e estruturados, de forma a atrair o público e por sua vez o envolver e fidelizar.

Qual a importância do Web Marketing para as empresas atualmente e no futuro?    

Como referido anteriormente, as empresas têm tido a necessidade de se adaptarem a esta nova era digital. Só assim têm a capacidade de alcançarem o sucesso pretendido.

Apesar de o marketing tradicional continuar a ser um fator extremamente importante, que em situação alguma deve ser totalmente descartado, o digital tem agora um maior peso no planeamento estratégico do negócio.

Assim, deve saber que é necessário perceber em primeiro lugar de que forma o marketing online se integra na atividade da sua empresa. Ou seja, deve com isto averiguar a natureza da mesma, dos seus produtos e serviços e daquilo que pretende transmitir ao público.

São poucas as empresas que não conseguem implementar a sua atividade na área digital. Arriscamo-nos a dizer que é possível qualquer negócio estar online desde a mercearia da esquina passando pela oficina do João.

Mas, a verdade é que existem atividades que dependem mais deste conceito do que outras.

Como sabemos é impossível prever o futuro. Mas a verdade é que o constante desenvolvimento tecnológico indica que a presença do marketing digital e de todas as suas envolventes dificilmente se esgotará.

Apesar de muitas questões serem cada vez mais automatizadas não deixa de ser crucial existirem profissionais especializados em web marketing. Estes são assim os responsáveis por projetar aquilo que numa instância final o público irá receber.

Com este planeamento surgem assim diversas áreas que podem ser trabalhadas no âmbito digital. Algumas são:

  • Banners de publicidade
  • Blog e publicidade em blog (através por exemplo de guest posts)
  • Link building
  • Criação de comunidades
  • Publicidade (em todos os meios e formatos)
  • Podcast
  • Feeds RSS
  • Streaming
  • Redes Sociais
  • Email marketing

Estas são apenas algumas das áreas que podem ser trabalhadas através de estratégias de inbound marketing.

Resumidamente… estamos a falar do presente e futuro do seu negócio

Assim, o principal objetivo do web marketing é dar a conhecer os serviços ou produtos de uma determinada empresa a quem os procura. Isso, nos dias de hoje acaba por ser indispensável para quem pretende atingir o sucesso.

Postas todas estas questões, deve assim entender que este conceito tem, e terá, uma enorme influência no desenvolvimento do seu negócio.

Deve ainda saber que esta estratégia se destina tanto à melhoria do relacionamento com clientes “fidelizados”, como com novos e potenciais clientes. E, é através dela que poderá crescer enquanto empresa.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil e que consiga agora compreender todas estas questões associadas ao mundo digital em que vivemos atualmente.

Sabemos que por vezes pode ser complicado integrar-se nele e de certa forma reavaliar e alterar métodos. Mas a verdade é que terá bastante mais a lucrar se o fizer.

Caso tenha alguma dúvida relacionada, ou não, com este tema não hesite em contactar-nos. Temos como objetivo, para além de muitos outros, poder ajudá-lo em toda esta área que é a nossa área de atuação.